Logo Softbyte
Logo Softbyte

Dúvidas? Ligue para nossa Central de Vendas 054 3211 9799

Blog

Voltar

Categorias

Notícias

13 de junho

5 dicas para a integração (produtiva) de setores empresariais

Uma empresa é uma corporação viva, que lida diariamente com complexos sistemas de relacionamentos de pessoas variadas. São as características individuais de cada colaborar que possui afinidade mais com determinada área da empresa, do que com outra, fazendo cada um ser alocado em um setor que explore melhor essas características. Essa divisão é normal, é humana. No entanto, um gestor perspicaz deve perceber que a integração das características diferentes é uma oportunidade para construção de um todo inovador, ou seja, uma empresa que apresenta resultados qualificados.

A gestão integrada possui várias vantagens em relação à divisão setorial. Ela envolve diferentes áreas para proporcionar soluções às atividades da empresa, visando sempre os objetivos estratégicos projetados.  A gestão integrada permite ver a totalidade do processo de produção. Confira algumas dicas para tornar produtiva a integração dos setores empresariais:

 

1 - Automação de processos

A automação dos processos consiste em utilizar ferramentas de TI que integram diferentes áreas da empresa, na busca por uma solução. De acordo com estudiosos da área, já estamos vivendo a 4ª revolução industrial ou a chamada Indústria 4.0. O professor alemão Klaus Schwab, fundador do Fórum Econômico Mundial, desenvolve a ideia de que já estamos vivendo nessa nova Era. “Estamos a bordo de uma revolução tecnológica que transformará fundamentalmente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Em sua escala, alcance e complexidade, a transformação será diferente de qualquer coisa que o ser humano tenha experimentado antes", diz Schwab no livro “A Quarta Revolução Industrial”, publicado em 2016.

A automação de processos consegue através da tecnologia de informação proporcionar soluções mais rápidas e efetivas, ou seja, menos onerosas para cada problema que a empresa encontrar.

 

2 - Integrações intersetoriais

A visão sistêmica da empresa permite um atendimento diferencial aos clientes. Ela consiste em uma sequência lógica dos procedimentos que perpassam por diferentes setores e organiza a vida da empresa, refletindo em soluções rápidas para os clientes.

São diferentes formas de fazer isso na prática, porém, para funcionar, é necessário incorporar os padrões no dia a dia dos profissionais.

 

3- Promoções de engajamento

Não é tarefa simples a mudança de cultura de uma empresa. Pelo contrário, é preciso muita motivação para incorporar novas formas de organização em um ambiente de trabalho. Por isso, invista no bem-estar de seus colaboradores. Profissionais saudáveis, físico e emocionalmente, no ambiente coorporativo, são mais suscetíveis a aderir às inovações apresentadas pelos líderes.

O engajamento é um processo gradual. Comunique-se com seus colaboradores e permita que eles enxerguem o macro do projeto em questão.

 

4- Ferramentas de comunicação

Para a comunicação funcionar, não existe receita, mas sim estratégias. Formalize os processos de comunicação, de forma a deixar claro quais são as ferramentas e meios que a empresa utiliza para transmitir uma mensagem.

Deixe fluir a horizontalidade no processo comunicativo entre os setores, de forma que eles administrem as questões em conjunto e cheguem às soluções esperadas. É importante que todos os setores tenham voz nesse processo.

 

5- Integração de dados e processos

O SoftPack IV é um ERP (Enterprise Resource Planning), desenvolvido pela Softbyte, que tem por objetivo integrar todos os dados e processos  de cada área da organização em um único sistema informatizado, evitando o uso de controles paralelos como planilhas e documentos salvos localmente, permitindo desta forma que as informações estejam sempre ao alcance de todos os envolvidos. O sistema fornece informações rápidas, precisas e seguras que auxiliam na tomada de decisão dos gestores permitindo aumento de ganhos para a empresa.

No SoftPack IV, as áreas da organização são divididas através de módulos. Cada módulo consiste em um conjunto de recursos e funcionalidades específicas da área, além do seu relacionamento com módulos de outras áreas, permitindo a integração rápida e fácil das mesmas.

Quer saber mais sobre como integrar os setores empresariais de forma produtiva? Venha conhecer as funcionalidades do SoftPack IV. Entre em contato conosco através do e-mail: softbyte@softbyte.com.br.

Procura mais informações? Entre em contato pelo formulário abaixo!