Logo Softbyte
Logo Softbyte

Dúvidas? Ligue para nossa Central de Vendas 054 3211 9799

Blog

Voltar

Categorias

Notícias

10 de dezembro

5 dicas para deixar o caixa em dia

O fim do ano está chegando e com ele e a necessidade de deixar as finanças em ordem para que o próximo ano possa iniciar com tudo o que a empresa planeja alcançar. Para isso, organização é fundamental! Já foi o tempo que caixa em dia era sinônimo intermináveis relatórios e planilhas; hoje, há no mercado sistemas capazes de gerar todas essas informações, a qualquer momento, e de forma automatizada, ou seja, sem a necessidade de ocupar uma pessoa com a ingrata tarefa, e fornecendo dados mais aprofundados para atender o controle financeiro da empresa.  Para deixar o caixa em dia, pensando na facilidade dos relatórios obtidos, separamos 5 dicas. Confira: 

1- Monitore os prazos

É importante evitar a perda de prazos de pagamento, que pode levar a multas juros e perda de confiança do fornecedor. Mantenha sempre o controle do calendário de pagamento: sua organização é fundamental para garantir o fluxo de caixa.

Nesta época de final de ano, assim como a sua empresa já planeja o fechamento, certamente seus fornecedores também contam com alguma forma de organização. Por isso, organize as contas para saldá-las o quanto antes.

2- Planeje quitações adiantadas, para negociar descontos

Um bom planejamento permite enxergar brechas para negociação. Sempre que possível faça isso. É vantajoso para o vendedor ter dinheiro em mãos, por isso, trabalhar com adiantamentos permite a barganha de descontos: faça uso deles!

3- Priorize

Planejar as quitações adiantadas permite uma fluidez maior no negócio. Sempre que possível, opte por liquidar as contas que lhe gerarão algum tipo de benefício, como descontos. Mas, não se esqueça de priorizar aquelas que podem lhe custar transtornos, como multas e juros.

 Organize seus pagamentos de acordo com as prioridades estabelecidas estrategicamente.  Esse é um ponto fundamental para o bom controle de caixa, afinal, o fluxo só é positivo se as saídas merecerem tanta atenção quanto às entradas. Por isso, monitore constantemente e analise a sua forma de pagar as contas.

4- Avise, assim como você gostaria de ser avisado 

Mantenha uma relação próxima com os seus clientes. Em caso de necessidade de cobrança, informe e esteja aberto a negociar os prazos. É importante manter uma rotina de cobranças semelhante à forma com que você gostaria de ser cobrado; ou seja, deixe claro quais são os prazos com os quais a sua empresa trabalha e avise sempre que a proximidade de estourar esses limites se aproxima.

5- Identifique quem merece seu crédito

Por fim, saiba quem é seu cliente. Conhecendo o histórico do comprador, você pode definir se vale a pena o crédito ou não. Identificado os parceiros mais leais, você estabelece uma relação de confiança na compra-venda que fortalece a imagem da empresa.

Então, quer saber como desburocratizar os relatórios de final de ano e deixar o caixa em dia? Conheça os softwares que facilitam essas ações. Entre em contato conosco pelo e-mail: softbyte@softbyte.com.br.


Procura mais informações? Entre em contato pelo formulário abaixo!