Logo Softbyte
Logo Softbyte

Dúvidas? Ligue para nossa Central de Vendas 054 3211 9799

Blog

Voltar

Categorias

Notícias

14 de janeiro

5 dicas para manter o fluxo de caixa em dia

O fluxo de caixa é uma das ferramentas mais importantes para manter a saúde financeira do seu negócio. Ele permite o controle das entradas e saídas de recursos de sua empresa e facilita na organização de gastos e na gestão eficiente do seu negócio.

Como já falamos em outro post, é através do fluxo de caixa você pode projetar as entradas e saídas de recursos financeiros, indicando como será o saldo de caixa para determinado período. Dessa forma você pode realizar previsões mais assertivas, avaliar se o recebimento por venda será suficiente para cobrir gastos, avaliar o lucro ou prejuízo, ter subsídios para ajustar valores, entre outros.

 Para te ajudar a entender e organizar melhor o seu fluxo de caixa separamos algumas dicas. Confira:

Registre todas as entradas e saídas de recursos

O primeiro passo para organizar o seu fluxo de caixa é reforçar o controle de entradas e saídas de sua empresa. Passe a registrar todas as informações de todas as movimentações financeiras realizadas em sua empresa.

Dessa forma, você poderá ter um controle maior e poderá analisar quais são os setores que demandam mais recursos, quais geram maiores lucros, quais as principais contas que você tem a pagar, quais os custos podem ser reduzidos, entre outros fatores.

Você também deve categorizar as informações. Dessa forma é mais fácil identificar quais os gastos e receitas e quais as fontes. Por exemplo, você pode criar algumas categorias como material de escritório, contas de consumo, serviço prestado, itens vendidos, entre outros.

Verifique o fluxo de caixa constantemente

Você deve criar uma rotina para verificação do fluxo de caixa, que pode ser diária, semanal ou quinzenal. Porém, é importante que você verifique ele constantemente. Não escolha um período longo, porque desta forma, você pode perder o controle.

Esse acompanhamento permite que você faça planejamentos e preveja situações que podem atrapalhar o seu negócio no curto prazo, dessa forma, podendo tomar alguma atitude para evitar prejuízos.

Tenha o controle do seu estoque

O seu estoque é um capital que não está gerando lucros no momento, portanto, é um capital imobilizado. O controle do seu fluxo de caixa também passa pelo controle do seu estoque. Isso porque, não adianta ter um estoque abarrotado, já que estes recursos financeiros poderiam estar sendo investidos em outros setores da empresa. Ao mesmo tempo, você não pode ter um estoque vazio, que não irá atender ao seu cliente na hora que ele necessita. Por isso, é importante manter um equilíbrio.

Fazendo este controle de estoque você tem a noção exata de quanto e em que momento comprar matérias-prima para o seu estoque, melhorando também o seu fluxo de caixa.

Faça o planejamento orçamentário

É importante que você tenha noção das contas a pagar e a receber. Dessa forma, você pode realizar o planejamento orçamentário com antecedência. Você pode planejar o próximo mês antes dele começar.

Assim, você tem noção se sua empresa terá mais despesas do que receitas e se o caixa acumulado será suficiente para cobrir as contas. Dessa forma, você pode se antecipar para conseguir mais recursos, ou se poderá poupar para realizar investimentos futuros.

Conte com um sistema de gestão

Um sistema de gestão permite que você tenha maior segurança e agilidade na hora de controlar o fluxo de caixa de sua empresa. Para otimizar e facilitar ainda mais o processo de controle do fluxo de caixa você pode utilizar softwares de gestão integrados, como o Gestor ERP que possui ferramentas que fornecem ao gestor informações para tomada de decisões em níveis gerenciais e estratégicos. 

Autor: Softbyte

Procura mais informações? Entre em contato pelo formulário abaixo!