Logo Softbyte
Logo Softbyte

Dúvidas? Ligue para nossa Central de Vendas 054 3211 9799

Blog

Voltar

Categorias

Notícias

10 de julho

A 5 passos para potencializar os processos industriais

 

O grande desafio das empresas consiste em reduzir custos na produção, sem perda de resultados. O conceito de Lean Manufacturing que consiste em reduzir o desperdício e aumentar a produtividade e a qualidade, surgiu no Japão, na década de 1950, mas ainda hoje é uma meta a ser incorporada pelas empresas visando à indústria 4.0. 

O modelo japonês é resultado do trabalho de eliminação de atividades que não agregam valor ao processo, desenvolvido pela Toyota. A renomada empresa fez dessa filosofia seu impulsionador que a colocou entre as principais indústrias automotivas do mundo, saindo de um cenário pós-guerra, com economia nacional debilitada e uma escala de produção de cerca de 1000 veículos por mês. Diante dessas circunstâncias, aumentar a produção se tornava inviável, pois impactaria na falta de mercado para o produto.  O conceito de manufatura enxuta, então, proporcionou a eliminação de atividades desnecessárias e o incremento das que agregam valor final ao cliente. Mas como colocar isso em prática? Veja 5 passos:

1 - Foco na vivência digital

Para que os processos fluam de forma linear e contínua, é importante assegurar que as atividades de funcionamento da empresa possam ser constantemente monitoradas e que possíveis problemas sejam detectados e gerenciados imediatamente. Para que isso aconteça você precisa prover sua empresa de uma vivência digital, em que os processos sejam digitalizados e assim mais visíveis.

O monitoramento constante evita perda de tempo e, consequentemente, de dinheiro. Por isso, saber o que está acontecendo, com detalhes do andamento das operações, é fundamental e o meio digital é a ferramenta para colocar esse conceito em prática.

2- Controle de estoque

Não é novidade que para se destacar no mercado é preciso manter estoque suficiente para suprir a demanda. Mas, para essa organização é necessário primeiro conhecer qual é a diligência.

Investir em software de controle do estoque é uma necessidade primordial. Através desses programas, você torna esse processo efetivo e economiza tempo e dinheiro.

3 – Qualidade é o diferencial

Desde os primórdios da indústria, a qualidade do produto é um dos itens mais visado para a garantia de clientes. Por isso, o setor de qualidade precisa estar munido de ferramentas que permitam detectar problemas e a rápida tomada de soluções. 

4 -  Melhoria contínua

Outro ponto que a empresa deve focar é na melhoria contínua. O avanço da indústria impõe o progresso das técnicas de produção também, ou seja, se hoje está bom, é hora de buscar aprimoramento! Antecipar aos problemas pode ser fundamental para a empresa que quer crescer.

5 -  Tudo isso em um mesmo ambiente 

Está pronto para avançar para a indústria 4.0? A Softbyte possui o software que auxilia a sua empresa a gerir e potencializar os processos digitais, conforme suas necessidades. Quer saber mais? Entre em contato conosco pelo e-mail: softbyte@softbyte.com.br e confira mais detalhes.    

Procura mais informações? Entre em contato pelo formulário abaixo!