Logo Softbyte
Logo Softbyte

Dúvidas? Ligue para nossa Central de Vendas 054 3211 9799

Blog

Voltar

Categorias

Notícias

11 de maio

A Matriz SWOT

Analisar o mercado e estabelecer metas a serem alcançadas é fundamental para o planejamento estratégico de qualquer empresa. Porém, para que sejam alcançados resultados eficazes, é preciso conhecer profundamente os pontos fortes e fracos do seu negócio.  

Uma ferramenta útil para a formulação de suas estratégias, a matriz SWOT foi criada na década de 60, o método significa Strenghts (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). O conceito também é conhecido como matriz FOFA, na tradução em português,

Entenda cada uma delas a seguir:

Força

Para responder a este campo, você deve pensar no que a sua empresa se destaca em relação à concorrência. Para definir a força de seu negócio, pense em quais atividades você realiza melhor, quais as vantagens competitivas, o nível de engajamento do cliente e os recursos.

Fraquezas

Aqui você deve levar em conta os detalhes que influenciam negativamente a sua empresa e que prejudicam o desenvolvimento de seu negócio. Quais os pontos fracos internos? Quais as lacunas? A mão de obra está qualificada e é suficiente?

Analise as suas fraquezas de forma isolada e busque formas de corrigir ou minimizar estes erros.

Oportunidades

Estas são algumas oportunidades externas que podem influenciar positivamente a sua empresa. Podem ser mudanças na legislação, ou o lançamento de novas tecnologias que podem modificar o. Para identificar e fazer previsões, é preciso fazer pesquisas e estar atualizado com tendências.

Ameaças

São eventos que tem influencia negativa sobre o seu negócio, dependendo também de fatores externos. Assim como as oportunidades, as ameaças podem envolver mudanças na legislação, entrada de novos concorrentes, escassez de mão de obra, entre outros.

Autor: Softbyte SIstemas de Gestão Empresarial

Procura mais informações? Entre em contato pelo formulário abaixo!