Logo Softbyte
Logo Softbyte

Dúvidas? Ligue para nossa Central de Vendas 054 3211 9799

Blog

Voltar

Categorias

Notícias

08 de agosto

Agilize a comunicação interna de sua empresa

Talento, agilidade e qualidade são importantes para qualquer empresa, porém, apenas isso não trará resultados caso não haja uma comunicação eficiente entre colaboradores e equipes de trabalho.

A comunicação interna é peça-chave para o sucesso de projetos. Mesmo assim, muitas empresas não investem na criação de processos comunicacionais, ou em ferramentas simples que podem facilitar e agilizar a transmissão de ideias e informações de forma clara e objetiva.

Uma pesquisa realizada pela Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), demonstra que entre as 179 empresas pesquisadas – todas na lista das 1.000 empresas com maior faturamento do Brasil de acordo com rankings do jornal Valor Econômico e Revista Exame – 50,6% apostam em meios de comunicação digital, como o e-mail corporativo e intranet como principal veículo de comunicação interna.

Em seguida, passam veículos tradicionais, como Jornal Mural (14,5%), Revista (11,4%) e Jornal Impresso (8,4%). Mesmo com este tipo de ferramenta, 19% das empresas responderam que a comunicação informal traz impacto negativo dentro das organizações.

Mesmo em empresas pequenas, com menos de dez funcionários, é importante que você reforce os processos comunicacionais entre seus colaboradores. Neste post, listamos algumas ações que você pode implementar na sua empresa de forma simples para melhorar seus resultados:

Utilize o e-mail corporativo

Uma forma rápida e fácil é a utilização do e-mail corporativo como forma de agilizar a transmissão de informações. Esta é uma solução de baixo-custo, já que existem diversas opções no mercado.

Porém você deve fazer uso consciente deste tipo de ferramenta, utilizando-a para repassar as informações importantes. Evite encher a caixa de entrada dos colegas com mensagens que poderiam ser trocadas com uma rápida conversa.

Armazene documentos na nuvem

A tecnologia permite o armazenamento de arquivos como documentos, imagens e outros arquivos possam ser acessados pelos colaboradores de forma ágil a qualquer momento, em qualquer lugar.

Além de não exigirem um gasto com manutenção de servidores, estas ferramentas oferecem segurança na informação e agilizam os processos, já que os documentos disponíveis podem ser acessados, visualizados, modificados e criados simultaneamente por qualquer pessoa da equipe.

Mensagem Instantânea

Aplicativos de mensagem instantânea como o Skype, trazem facilidades e um baixo custo na implementação, caso você necessite agilizar a comunicação entre funcionários em diferentes setores, ou em cidades diferentes.

Por meio desses aplicativos é possível fazer reuniões remotas, reduzindo os custos com deslocamento, aumentando a disponibilidade da equipe, que poderá se conectar independentemente do local em que estiver.

Autor: Softbyte SIstemas de Gestão Empresarial

Procura mais informações? Entre em contato pelo formulário abaixo!