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11 de novembro

Check list do fechamento contábil anual

Fim de ano chegando, mas antes da pausa para as festas e férias, há muitos detalhes para o administrador organizar. A época é de fechamentos internos e organização para transmissão de obrigatoriedades fiscais. Fique atento!

O Código Civil Brasileiro torna obrigatório o fechamento contábil anual das organizações, a fim de levantar seu balanço patrimonial e apurar o resultado econômico. Assim, os órgãos fiscalizadores dispõem de um controle sobre as receitais fiscais e evitam inadimplências. Confira o check list dos cuidados para emitir o fechamento contábil anual:


·       Ajustes patrimoniais: consiste em ajustes e reclassificações nas contas da empresa, corrigindo e evitando equívocos.


·       Conciliações dos saldos: comparação entre o saldo do controle interno com as contas bancárias e as informações contábeis. Ela deve ser realizada para conhecer com exatidão o saldo das contas analisadas.


·       Empréstimos: é necessário recalcular os reajustes dos empréstimos e financiamentos da empresa, considerando os juros e encargos previstos no contrato com a Instituição Financeira.


·       Folha de pagamento: outra informação para incluir no fechamento é a folha de pagamento e o pró-labore. Estes valores devem ser contabilizados como uma obrigação da empresa.


·       Inventário de estoques: é o levantamento de todos os materiais e produtos armazenados no estoque da empresa. Os valores que estes produtos representam devem ser considerados no fechamento.


·       Obrigações tributárias: Obrigações como PIS, COFINS, IPI, ICMS, REFIS, entre outros, devem ser separados conforme o prazo de vencimento e contabilizadas no seu fechamento.

 

Mas, para além de uma obrigatoriedade social, o fechamento anual pode representar para a empresa um processo de avaliação e indicador para o planejamento da nova etapa que se iniciará na virada do ano.

Se a transmissão dos dados é geralmente uma tarefa terceirizada a serviços de contabilidade, a gestão dos resultados é dever do administrador. Só o empresário que vive o dia a dia da organização pode interpretar os números para além de cifras: a análise anual é um retrospecto de erros e acertos do período, ou seja, como a empresa se portou diante dos desafios que o mercado apresentou.

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