Logo Softbyte
Logo Softbyte

Dúvidas? Ligue para nossa Central de Vendas 054 3211 9799

Blog

Voltar

Categorias

Notícias

09 de março

Choque de gerações: Como resolver?

É cada vez mais comum encontrarmos diferentes gerações em um ambiente de trabalho, o que pode causar um desafio para o relacionamento profissional. Saber lidar com o choque de geração é importante para tirar o maior proveito da experiência dos mais velhos e do entusiasmo e domínio da tecnologia dos mais novos.

Atualmente, são três as gerações que predominam dentro das empresas, os chamados Baby Boomers (nascidos entre as décadas de 1940 e 1950), a geração X (nascidos entre 1960 e 1980) e a geração Y ou Millennials (entre 1980 e 2000). Cada uma tem traços próprios, desenvolvidos pelo contexto econômicos, sociais, culturais e tecnológicos em que se desenvolveram.

Saber motivar cada uma é importante. Para isso, separamos algumas dicas para auxiliá-lo a melhorar o relacionamento e evitar o choque de gerações dentro de sua empresa.

Respeitar as diferenças de cada um

Procure entender como cada geração se relaciona com o ambiente de trabalho. Os mais velhos costumam seguir mais rigidamente a hierarquia e o cumprimento de ordens. Já os mais novos costumam ser mais ansiosos para demonstrar o seu potencial e buscam o reconhecimento dentro do ambiente profissional, precisando se sentir engajados com o que estão fazendo e prezar pela autonomia. Entender e respeitar estas características pode auxiliar cada tipo de profissional a se adaptar à sua empresa.

Compartilhar conhecimento

Estimule a troca de experiências entre os seus colaboradores. Uma pessoa mais velha pode ensinar mais sobre o mercado e fluxos de trabalho devido à sua experiência, enquanto que os mais novos podem ajudar a trazer inovações para a sua empresa, já que tem mais contato com novas tecnologias.

Pontos em comum

Embora as gerações possuam muitas diferenças entre si, também são semelhantes em muitos pontos. Todos dão importância ao treinamento e ao desenvolvimento pessoal e profissional. Além disso, buscam aliar este crescimento com o desenvolvimento da empresa. Descobrir os pontos em comum ajuda a melhorar o ambiente de trabalho e a fazer com que todos trabalhem em equipe.

Preconceitos

Em geral, os conflitos acontecem por conceitos pré-estabelecidos que uma geração tem sobre a outra. Deixar de lado estes preconceitos e entender a diferença entre cada geração pode facilitar o relacionamento. Nem todas as pessoas são iguais. Entenda que as características de cada geração são tendências de comportamento e que cada pessoa tem personalidade própria, que influenciam muito mais em seu comportamento.

Gostou das dicas? Tem alguma dúvida ou sugestão? Entre em contato conosco pelo e-mail softbyte@softbyte.com.br e nos siga nas nossas páginas do Facebook e Linkedin.

 

 

Autor: Softbyte SIstemas de Gestão Empresarial

Procura mais informações? Entre em contato pelo formulário abaixo!