Logo Softbyte
Logo Softbyte

Dúvidas? Ligue para nossa Central de Vendas 054 3211 9799

Blog

Voltar

Categorias

Notícias

22 de agosto

Cinco passos de uma negociação

Saber lidar com um cliente ou com um fornecedor é uma rotina de qualquer empresário, seja ele parte de uma pequena, média ou grande empresa. A negociação busca um acordo satisfatório e que gerem resultados para as duas partes.

Negociar nem sempre é vender ou fechar um contrato a qualquer custo, mas sim buscar chegar a um objetivo pré-determinado, por meio de acordos. Para isso, é preciso saber lidar com conflitos, divergências e antagonismos de interesses, ideias e posições.

Um negociador precisa saber lidar com diversas situações e variáveis para fechar um bom negócio. A clareza e objetividade são fundamentais para que uma negociação seja concluída com sucesso.

Não existe uma receita pronta para uma boa negociação, porém, é possível adaptar um roteiro básico com as necessidades e possibilidades dentro de sua realidade. Confira cinco etapas para fechar uma negociação:

Preparação - Para iniciar qualquer negociação, primeiramente é preciso ter em mãos o máximo de informação possível. Por isso, fazer um trabalho inicial, levantando dados, analisando histórico da relação, objetivos desejáveis e organizar um plano de ação.

Abertura – Sempre que for negociar é importante criar um clima leve, para reduzir a tensão e descontrair o ambiente. Nesta fase, é importante definir o propósito da negociação e deixar claros os benefícios esperados do trabalho em conjunto, sem discutir valores em um primeiro momento. Não tenha pressa, nem demonstre ansiedade. É importante ter cuidado com a postura, assim como com a sua aparência.

Objetivos e expectativas – É importante descobrir a motivação e as necessidades da outra parte e buscar interesses em comum. Essa também é a fase de enunciar suas expectativas e de apresentar e avaliar alternativas, relacionando com as necessidades mutuas das duas partes.

Clarificação – É a fase em que são tiradas as dúvidas para minar a resistência da outra parte. Lembre-se que os questionamentos não são ataques, mas simples dúvidas. Responda sempre com dados e informações corretas e esteja preparado para efetuar algumas concessões.

Acordo – É a hora em que as propostas finais são apresentadas e – se for do entendimento das duas partes – fecha-se o acordo. É preciso ainda, posteriormente, controlar o que foi negociado em termos de prazos, custos e condições.


Softwares de gestão podem te auxiliar em negociações. O Visual BI, por exemplo, auxilia na busca de dados e informações para você se preparar, enquanto o Gestor ERP possui módulos para o gerenciamento de contratos. Dúvida? Entre em contato conosco pelo e-mail: softbyte@softbyte.com.br


Autor: Softbyte SIstemas de Gestão Empresarial

Procura mais informações? Entre em contato pelo formulário abaixo!