Logo Softbyte
Logo Softbyte

Dúvidas? Ligue para nossa Central de Vendas 054 3211 9799

Blog

Voltar

Categorias

Notícias

15 de agosto

Como reduzir as perdas em sua empresa

As perdas, seja de materiais, produtos ou tempo, são uma realidade para todos os setores. Os índices de perda acontecem por quebras, inconsistências nos estoques, falta de planejamento, entre outros motivos e são um dos fatores que mais impactam negativamente nos resultados.


Por isso, é preciso que você trace estratégias para diminuir estes índices, avaliando as perdas, checando a qualidade dos processos e identificando as principais falhas. Entre os principais tipos de perdas estão as comerciais (como atraso no fornecimento, avarias, erros na reposição); Administrativas (desperdício de insumos e má gestão de pessoal e de estoque); Produtividade (retrabalho, lentidão, erros operacionais); Financeiras (fraudes, multas, inadimplência, descontrole financeiro).

Confira abaixo algumas ações que podem te auxiliar a diminuir os índices de perdas de sua empresa:


Indicadores

O primeiro passo é a criação de indicadores para monitorar os índices de perda no seu estoque ou produção. Dessa forma, é possível criar gráficos para acompanhar a evolução ou retração do índice, assim como oferecer subsídios para analisar as principais causas das perdas.

Com os indicadores também é possível identificar os produtos mais vulneráveis, auxiliando na criação de planos específicos para a redução de perda de cada item.


Crie uma área de prevenção de perdas

Criar uma equipe específica para a prevenção de perdas auxiliam, já que os motivos para perdas de produtos exigem ações contínuas e vigilância permanente. A equipe deve ser responsável pelo acompanhamento dos indicadores, coleta dados e cria estratégias para diminuir os índices. Também realiza auditorias para uma maior assertividade dos dados.


Treinamento de equipe

Uma equipe comprometida e alinhada com as estratégias da empresa tem maior probabilidade de prevenir perdas (ou deixar passar algum produto não-conforme). Por isso, treinar o seu pessoal é fundamental para diminuir a quantidade de erros nos processos internos.


Utilize softwares de gestão


Um software de gestão é uma das principais ferramentas para controlar o seu volume de perdas e para identificar os principais problemas em sua empresa. Com o Gestor ERP e o Visual BI, da Softbyte, você pode centralizar estas informações para agilizar e ter um controle maior de todas as etapas. Entre em contato conosco agora mesmo para mais informações.


Autor: Softbyte SIstemas de Gestão Empresarial

Procura mais informações? Entre em contato pelo formulário abaixo!