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01 de março

Como resolver a inadimplência?

Controlar a inadimplência é um dos grandes desafios dos empresários brasileiros. Para manter um equilíbrio financeiro de sua empresa, ao mesmo tempo em que mantem um bom relacionamento com o cliente, é preciso tomar algumas precauções.

Para manter uma política de cobranças efetiva é preciso analisar o cenário em que a inadimplência iniciou. Em que momento eles atrasaram as dívidas, valor médio e justificativas são pontos que você precisa entender para iniciar o contato e conseguir reaver os valores devidos.

É importante chegar a um acordo amigável com seus clientes, já que eles podem voltar a fechar negócios com você e até indicar novos consumidores para seus produtos e serviços. Para isso, a abordagem deve ser realizada de forma conciliadora, evitando a todo o custo recorrer às vias judiciais, que pode ser um processo demorado e que irá gerar custos e energia de sua equipe.

Para evitar a inadimplência separamos algumas dicas que podem ser úteis para o seu negócio.

Cadastro organizado

A organização do seu setor financeiro é o primeiro passo se você tem muitos clientes em situação de inadimplência. Monitorar a previsão e a evolução dos recebimentos pode auxiliá-lo no controle do passivo de sua empresa. Manter um cadastro atualizado dos clientes, determinando os que atrasam os pagamentos ajuda na hora de traçar estratégias para a cobrança das dívidas. Além disso, você pode identificar os bons pagadores e oferecer benefícios para que eles realizem novos negócios com você.

Lembretes

O descuido dos clientes pode ser um dos motivos para a inadimplência. Se você percebeu esse esquecimento, organize uma ação para enviar lembretes dos débitos antes do vencimento. Pode ser por SMS ou por e-mail, mas tenha cuidado na hora da abordagem para não acuar o seu consumidor.

As mensagens também devem ser enviadas após o vencimento. Dessa forma você lembra o cliente inadimplente a se manter informado sobre a situação. Assim você ainda aumenta o diálogo com seu cliente.

Ofereça vantagens

Todos gostam de um benefício. Por isso ofereça descontos para os pagamentos a vista e vantagens para aqueles que pagam em dia. Pode ser descontos na próxima compra, um programa de fidelidade ou sorteios entre os clientes que pagam no prazo.

Apresente alternativas

A maioria das pessoas não gosta de estar em débito. Por isso, ofereça alternativas para a quitação da dívida. Dessa forma, ambos saem ganhando. Os juros altos não irão contribuir para que você receba o valor devido. Por isso, apresente propostas para o seu cliente, como renegociar a dívida, recebendo uma parte do valor e parcelando o restante. Assim, você pode receber o máximo possível em um curto espaço de tempo.

Você sabia que a tecnologia pode auxiliá-lo na cobrança das dívidas? Com um software de mensageria, por exemplo, você pode manter uma lista atualizada de seus clientes inadimplentes e o sistema pode enviar automaticamente mensagens por e-mail ou SMS de cobrança avisando o cliente no vencimento da parcela e após o vencimento que existem valores em atraso. Isto agiliza o processo de cobrança de inadimplentes e já envia as informações necessárias sobre o débito. Quer saber mais? Entre em contato conosco.

Autor: Softbyte SIstemas de Gestão Empresarial

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