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27 de julho

Como utilizar as informações dos clientes dentro do Marco de Proteção de Dados Pessoais?

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), aprovada em 2018, entra em vigor em agosto deste ano, embora haja propostas de adiamento tramitando na Câmara de Deputados. De qualquer forma, é hora das empresas se prepararem para o novo cenário e o melhor uso das informações que dispõem.

De acordo com a Agência Câmara de Notícias, A LGPD cria um marco legal para a proteção de informações pessoais – como nome, endereço, idade, estado civil, e-mail e patrimônio – e visa garantir transparência na coleta, processamento e compartilhamento desses dados. O objetivo é dar ao cidadão maior controle sobre o uso das informações pessoais que as companhias coletam, armazenam e utilizam em suas operações.

Por outro lado, serve também de alerta para as empresas que planejam crescer com responsabilidade social: o uso inteligente de dados é fundamental para alavancar negócios – o que já é bem visível entre as grandes corporações, mas que pode auxiliar qualquer empresa que quer se destacar. Algumas posturas positivas em relação à Lei podem ser adotadas como um guia prático de planejamento estratégico do uso de dados.

O primeiro passo para esse planejamento é a identificação e localização das informações que a empresa dispõe. Saber filtrar os dados é importante para agilizar o atendimento aos clientes, de acordo com suas reais necessidades e expectativas. Além disso, identificar os dados é um ato fundamental para localizar onde e como esses registros estão armazenados e quais são as vulnerabilidades de cibersegurança a que estão sujeitos, ajustando às condutas determinadas pela LGPD.

Outro aspecto a ser trabalhado é a organização dessas informações de forma que os funcionários que possuem acesso a elas saibam como trabalhá-las de acordo com a cultura organizacional, ou seja, suas atitudes frente aos dados sejam reflexo da ética empresarial que está sendo adotada. Para criar uma cultura organizacional sólida é importante manter a transparência no acesso às informações.

Por fim, conte com soluções estratégicas para o armazenamento e uso de dados de seus clientes, que respeitem o marco civil de proteção e dados.  A Softbyte dispõe de sistemas inteligentes que auxiliam na aproximação com o cliente, permitindo, por exemplo, enviar mensagem de felicitação pelo seu aniversário ou pela chegada de um produto desejado pelo cliente, bem como para lembrá-lo de suas pendências financeiras. Estas mensagens podem tanto ser enviadas por e-mail como também por SMS, aproximando o contato de forma legal. Quer saber mais? Entre em contato conosco pelo e-mail: softbyte@softbyte.com.br e confira mais detalhes.

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