Logo Softbyte
Logo Softbyte

Dúvidas? Ligue para nossa Central de Vendas 054 3211 9799

Blog

Voltar

Categorias

Notícias

30 de janeiro

Comprar à vista ou a prazo. Qual a melhor opção?

Ter a opção de parcelamento pode ser decisivo no momento de venda de um produto ou serviço, porém, é preciso organização e disciplina para manter o fluxo de caixa da empresa saudável.

Isso porque qualquer alteração no valor do produto, como descontos em caso de pagamentos à vista, ou no aumento de quantidade de parcelas afeta diretamente a área financeira de sua empresa.

As vendas à vista oferecem vantagens tanto para o lojista/ prestador de serviços, quanto para o consumidor. Para o empreendedor, o dinheiro cai diretamente no caixa da empresa, facilitando na hora de cobrir os custos fixos, como pagar os fornecedores e as contas mensais. Já para o cliente, as vantagens estão nos descontos que podem ser oferecidos nesta modalidade.

Mesmo com estas vantagens, você deve ficar de olho no planejamento financeiro de sua empresa, já que é preciso oferecer vantagens para que se torne atrativo ao cliente. Para não exagerar nos descontos leve em conta as suas despesas fixas, a sua margem de lucro mínima e ideal e quanto deve ser acrescido ao preço de venda do produto para cobrir seus gastos.

Conceder um prazo maior ao cliente pode se tornar mais atrativo na hora de fechar um negócio, já que muitas vezes o consumidor se atenta mais para o valor da parcela do que para o valor total a ser pago. Vender a prazo também significa a oportunidade de ampliar o número de produtos comercializados em uma única compra, o que pode se tornar muito vantajoso para você.

Mas é preciso ter alguns cuidados nesta modalidade, já que você precisa ter a certeza de ter dinheiro em caixa para o pagamento de fornecedores, funcionários e as contas do mês.

Em ambos os casos, é importante ter um controle financeiro de sua empresa. Para isso, você pode utilizar um software de gestão, que permite um acompanhamento de todos os dados e processos de sua empresa. Já conhece o Gestor ERP? Com ele você tem controle das contas a receber e a pagar, visualizar pedidos, ordens de compra, projeção de fluxo de caixa futuro, além de muitos outros relatórios. Entre em contato conosco pelo e-mail softbyte@softbyte.com.br e solicite mais informações.

 

Autor: Softbyte SIstemas de Gestão Empresarial

Procura mais informações? Entre em contato pelo formulário abaixo!