Logo Softbyte
Logo Softbyte

Dúvidas? Ligue para nossa Central de Vendas 054 3211 9799

Blog

Voltar

Categorias

Notícias

03 de março

Cuidados na administração de empresas familiares

Grande maioria no Brasil, as empresas familiares geram emprego e renda para milhares de pessoas. Porém para que elas sobrevivam por mais de duas gerações é preciso tomar diversos cuidados e estabelecer regras claras desde os primeiros anos de sua fundação.

Estudos apontam que cerca de 60% das micro e pequenas empresas brasileiras são familiares. Outras pesquisas demonstram que 90% das empresas do País tem origem familiar.

Contar com um parente na hora de abrir um negócio é uma boa opção e traz confiança para o gestor. Porém, é preciso tomar cuidados para não abalar o convívio familiar e não gerar conflitos dentro da empresa. Confira algumas dicas que separamos para uma boa gestão de empresas familiares:

Defina o trabalho de cada um

Definir o que cada pessoa faz dentro da empresa é fundamental para o bom andamento do trabalho. E isso é válido para todo o tipo de negócio, não apenas os familiares.

Ter um descritivo das funções e atribuições de cada membro da equipe facilita para que as tarefas sejam cumpridas sem problemas. Para realizar este levantamento pesquise por profissionais no mercado, entenda o que cada um faz e aplique no cotidiano de sua empresa.

Em casos em que existem muitos familiares ocupando cargos em sua empresa, realize um levantamento sobre as qualidades, preferencias, pontos fortes e fracos de cada um para a distribuição das tarefas e cargos.

Tenha regras claras

Para que sua empresa tenha um crescimento uniforme é necessário que existam regras claras e que sejam válidas para todos os membros da empresa. Dentro do negócio familiar é preciso cumprir horários e cumprir metas. Deixe isso claro para os membros da organização.

Mudar as rotinas, horários e não justificar ausências pode se tornar um grande problema, já que o trabalho de um possivelmente irá impactar no resto da organização.

Deixe claro que para alcançar o resultado almejado é preciso empenho de todos.

Determine o salário de cada membro da família

Não é porque o resultado da empresa superou as expectativas no último mês que você deve receber mais. Saber separar as contas pessoais da empresa é fundamental para garantir a estabilidade do seu negócio.

Por isso, é importante definir um salário para todos os sócios e membros da família. Com isso todos podem ter uma renda fixa, independente dos lucros ou prejuízos da empresa, além de permitir investimentos no próprio negócio.

Determinar o salário dos membros da família, porém, pode não ser tarefa fácil. Por isso, pesquise no mercado qual o salário compatível para cada função e converse com cada um, explicando as decisões.

Separe assuntos pessoais dos profissionais

Embora o ambiente de uma empresa familiar possa sem mais informal é preciso traçar uma barreira para que assuntos pessoais não interfiram no ambiente profissional.

Dentro do ambiente de trabalho as pessoas deixam de ser filhos, irmãos, tios ou sobrinhos e passam a ser profissionais. Por isso, não deve haver proteção nem discussão entre os parentes e o foco deve ser nos negócios e nos lucros da empresa.

Não tome decisões com base nas emoções

Um dos maiores problemas em empresas familiares é a tomada de decisões com base nas emoções ou em pressentimentos e não na razão, prática muito comum em gestores com mais idade.

Para evitar essa prática, você pode utilizar a tecnologia a seu favor. Com softwares de gestão como o Gestor ERP você tem acesso à dados e processos de cada área de sua empresa, desde o estoque até o financeiro, permitindo agilidade na tomada de decisões e facilidade na gestão de sua empresa. Entre em contato conosco pelo e-mail softbyte@softbyte.com.br e solicite mais detalhes.

Autor: Softbyte SIstemas de Gestão Empresarial

Procura mais informações? Entre em contato pelo formulário abaixo!