Logo Softbyte
Logo Softbyte

Dúvidas? Ligue para nossa Central de Vendas 054 3211 9799

Blog

Voltar

Categorias

Notícias

30 de abril

Diferencial: soluções específicas para a Indústria Química

A Indústria Química é um dos mais importantes setores da economia brasileira e está entre as dez maiores do mundo. É um setor de base, ou seja, abastece todo o parque de transformação instalado no país, representando 10,4% do PIB industrial, de acordo com a Associação Brasileira de Indústria Química (Abiquim). Trata-se de um setor que merece atenção de potenciais empreendedores, pois é um vetor de desenvolvimento na tecnologia para várias cadeias produtivas, o que significa que a demanda sempre tende a aumentar. No Brasil, há 1041 fábricas de produtos químicos de uso industrial em atividade. 

Dados do primeiro bimestre deste ano, divulgados recentemente, apontam que a produção, a demanda e o volume de vendas internas dos produtos químicos de uso industrial cresceram neste período. No ano de 2021, em comparação com o mesmo período do ano passado, a produção teve alta acumulada de 3,96%, a demanda cresceu 11% e as vendas internas tiveram elevação de 7,36%, segundo dados do Relatório de Acompanhamento Conjuntural (RAC) da Abiquim. Ou seja, a expansão do setor é um destaque.

“De fato, os produtos químicos estão presentes em praticamente todas as atividades da vida humana. Sua cadeia produtiva, em constante inovação, é fornecedora ativa e positiva de soluções para a sustentabilidade e melhoria da vida em nosso planeta. Essa é a razão pela qual devemos refletir sobre o futuro da indústria química em nosso país”, destaca o Professor Colaborador Voluntário da Escola de Química da UFRJ/Departamento de Engenharia Química, José Eduardo Pessoa de Andrade, em palestra na metade do ano passado.

Ele está certo: o segmento, ainda com muito potencial de expansão, trabalha com numerosos produtos, com usos ainda pouco conhecidos e sua identificação se dá ao nível molecular e atômico, pelo nome científico e comercial, dos mais simples aos mais complexos. A estimativa é de que estejam catalogados mais de cem milhões de compostos químicos no Chemical Abstracts Service – CAS, uma divisão da entidade americana American Chemical Society - ACS, que mantém o conjunto mais completo de informações sobre esses compostos.

Para a indústria do ramo, além do desafio de explorar esse território, é necessário lidar com uma série de dificuldades administrativas que soluções em softwares podem auxiliar. O trabalho da Softbyte visa garantir isso. Além do ERP para a gestão dos processos da empresa, possuímos módulos específicos que podem melhor atender a indústria química. Contamos com um processo de composição e produção baseado em níveis, ideal para empresas de manufatura que trabalham com elementos químicos, como a indústria de tintas. Além disso, contamos com um módulo de laudo técnicos, excelente para indústrias que necessitam de gestão sobre análises químicas.

Esse é o ramo da sua empresa ou esta pensando em iniciar um trabalho na área? Podemos te ajudar! Entre em contato conosco pelo e-mail: softbyte@softbyte.com.br e confira mais detalhes.

Autor: Softbyte

Procura mais informações? Entre em contato pelo formulário abaixo!