Logo Softbyte
Logo Softbyte

Dúvidas? Ligue para nossa Central de Vendas 054 3211 9799

Blog

Voltar

Categorias

Notícias

13 de julho

Estratégia de Oceano Azul

No mundo dos negócios, são infinitas as oportunidades para a inovação, fazendo com que a sua empresa se diferencie da concorrência. Buscar o próprio espaço de mercado pode levar sua empresa a ficar fora dos limites da concorrência, preenchendo lacunas existentes.

A Estratégia do Oceano Azul é uma teoria, criada por W. Chan Kin e Renée Mauborne, que sugere que as empresas devem buscar mercados ainda não explorados para evitar a concorrência, aumentando sua lucratividade.

O conceito baseia-se na metáfora de que existem dois oceanos no universo dos negócios: Um vermelho, lotado de produtos e negócios semelhantes, em que muito “sangue” é derramado. E outro azul, inexplorado, límpido e cristalino. Cheio de oportunidades e futuros clientes.

A Estratégia de Oceano Azul tem por objetivo captar novas demandas, tornando a concorrência irrelevante. Para isso, é preciso introduzir um novo produto, com qualidade superior, ou que atenda a uma demanda latente dos consumidores. A tarefa não é fácil, mas ao descobrir estas demandas e atende-las, é possível aumentar consideravelmente os seus lucros.

É o caso de empresas como o Cirque du Soleil, por exemplo, que fugiu do modelo tradicional de circo, aliando elementos como o teatro e a música. Outro exemplo de Oceano Azul é o das Casas Bahias, que conseguiu fazer um elo entre o varejo e o crédito, ampliando o seu mercado consumidor.

A estratégia do Oceano Azul pode gerar diversos benefícios, porém é preciso tomar cuidados, já que as oportunidades de inovação são raras e devem ser planejadas.

Autor: Softbyte SIstemas de Gestão Empresarial

Procura mais informações? Entre em contato pelo formulário abaixo!