Logo Softbyte
Logo Softbyte

Dúvidas? Ligue para nossa Central de Vendas 054 3211 9799

Blog

Voltar

Categorias

Notícias

17 de janeiro

Evite estes erros que podem acabar com seu negócio

Nem mesmo os gestores mais experientes estão imunes aos erros. Embora indesejadas as falhas nos dão oportunidade de aprendizado e de melhorias na performance de nossa empresa. Mesmo assim, é preciso evitar erros comuns que podem acabar com o seu negócio.

Muitos empreendedores acreditam que estão indo pelo caminho certo, porém, erros de gestão podem estar causando problemas de lucratividade e dificuldades no cumprimento de prazos de entrega. Se você acredita que sua empresa poderia estar rendendo mais do que atualmente, possivelmente está cometendo alguma falha de gestão.  Neste artigo separamos alguns destes erros e como evitá-los:

1- Não dar importância ao Plano de Negócios

Você já fez o planejamento estratégico de sua empresa? Sabe quais as metas para os próximos anos? Quanto vai crescer ou quais as ações necessárias para se chegar a estes objetivos? Não planejar o futuro é um dos principais erros cometidos pelos gestores. O planejamento estratégico é como um mapa que indica onde a empresa quer chegar nos próximos anos.

Um bom planejamento estratégico auxilia na tomada de decisões a médio e longo prazo e indica quais os caminhos para se chegar a estes objetivos. Além disso, você pode estabelecer ações corretivas caso os resultados não sejam satisfatórios.

2- Não controlar o fluxo de caixa

O fluxo de caixa de sua empresa é uma das principais ferramentas para controlar a saúde financeira do seu negócio. Se você não está de olho no seu fluxo de caixa saiba que isso pode representar grandes problemas no futuro.

O controle de fluxo de caixa permite saber se as receitas cobrem os custos do sem empreendimento. Dessa forma você pode avaliar se está tendo lucro ou prejuízo no seu negócio e tem condições de saber o que pode ser otimizado na gestão.

3- Não ter um controle de estoque eficiente

Uma gestão de estoque ineficiente é outro erro cometido por muitos gestores. Ela permite ter os produtos ou matérias-prima que você necessita no momento certo. Além disso, pode se tornar uma vantagem competitiva, tornando a sua empresa mais ágil e eficiente.

4- Não separar as contas da empresa das pessoais

Este é um erro comum, principalmente quando a empresa está na sua fase inicial. Misturar as contas pessoais com as da empresa pode ser fatal para o seu negócio. Portanto, separe a pessoa física da jurídica. É importante que o administrador tenha um salário fixo para evitar “sangrias” nas contas da empresa.

Para estabelecer o seu salário você pode começar pensando no quanto pagaria para um funcionário realizar o mesmo serviço que o seu. Quando a empresa tiver lucro, faça um cálculo de quanto reinvestir no negócio e quanto guardar em caso de emergência. Dessa forma sua empresa garante recursos para crescimento e uma reserva em caso de crise.

5- Não desenvolver pessoas

Os colaboradores devem ser considerados o principal recurso de sua empresa. Investir em treinamento para a sua equipe de funcionários garante qualidade nos produtos e também auxilia na redução de custos. Além disso, é preciso desenvolver novos talentos para garantir o futuro do negócio.

Dar feedbacks constantes, atribuir desafios e definir metas de performance são algumas ferramentas que podem fazer com que os seus funcionários se desenvolvam e se tornem cada vez melhores.

 6- Não utilizar a tecnologia

A tecnologia é essencial para que você tenha um melhor controle do seu negócio. Um ERP, por exemplo facilita a vida do gestor ao integrar dados e processos de todas as áreas da organização, centralizando o controle e permitindo que as informações necessárias para o bom andamento da empresa estejam à disposição sempre que necessário.

O Gestor ERP, da Softyte fornece informações rápidas, precisas e seguras que auxiliam na tomada de decisão dos gestores permitindo aumento de ganhos para a empresa.Entre em contato conosco pelo e-mail: softbyte@softbyte.com.br e confira mais detalhes.

Autor: Softbyte

Procura mais informações? Entre em contato pelo formulário abaixo!