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03 de janeiro

Fatores de satisfação de clientes

Um cliente satisfeito é mais propenso a ter uma maior fidelidade aos seus produtos ou serviços. Ele traz muitos benefícios à sua empresa, podendo fechar negócios com maior frequência, falar positivamente de sua marca e sendo menos sensível a ofertas de concorrentes.

Atender as expectativas do cliente é o primeiro passo para torna-lo um defensor de sua marca. Por isso, entender as necessidade e desejos deles é fundamental para a satisfação com a marca.

É importante também, entender que a qualidade do produto ou serviço não é o mesmo do que um cliente satisfeito. A qualidade é referente ao produto ou prestação do serviço em si, passando pela confiança e credibilidade da empresa, receptividade, tangibilidade e experiência do usuário. Já a satisfação está ligada à experiência de consumo e é influenciada por diversos fatores pessoais como a percepção do cliente, preço, noção de justiça, entre outros.

Confira abaixo alguns fatores que podem auxiliar na satisfação de seus clientes:

Atendimento – Manter um bom relacionamento com o cliente e atende-lo de forma personalizada, com qualidade, rapidez e com foco em suas necessidades é um dos fatores que podem determinar a satisfação e um novo contato para novos negócios futuros.

Qualificação – Procure manter sua equipe preparada para fazer um bom trabalho e atender o seu cliente cada vez melhor. Por isso, invista periodicamente em treinamentos para desenvolver as habilidades de colaboradores.

Motivação -  Uma equipe motivada atende com mais qualidade. Por isso, é importante investir em seus colaboradores, incentivando, reconhecendo e oferecendo gratificações, planos de carreira e outros benefícios.

Organização – Uma empresa organizada passa uma maior confiança para seus clientes, demonstrando que possui controle da situação e sabe administrar seus recursos de forma eficiente.

Foco no cliente – Cada cliente deve ser tratado de forma exclusiva, sendo atendido com qualidade, rapidez e segurança, já que ele quer a garantia de que seu problema será solucionado em um menor tempo possível.

Feedback – Lembre-se de ouvir o seu cliente para entender mais sobre o desempenho de sua empresa e qual foi a percepção dele sobre o produto ou serviço prestado. Com isso, você pode manter ou melhorar a qualidade e o atendimentos futuros.

A Softbyte possui programas que podem auxiliá-lo a perceber o nível de satisfação de seus clientes, como o Força de Vendas, software que possui funções para a gestão de relacionamento com seus clientes. Envie um e-mail para softbyte@softbyte.com.br e solicite mais informações.

Autor: Softbyte SIstemas de Gestão Empresarial

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