Logo Softbyte
Logo Softbyte

Dúvidas? Ligue para nossa Central de Vendas 054 3211 9799

Blog

Voltar

Categorias

Notícias

10 de outubro

Hábitos negativos atrapalham sua produtividade

Você acorda, toma café e se dirige para o trabalho com a expectativa de um dia cheio de produtividade e de entregar todas as suas demandas. Porém, ao final do expediente, você chega em casa com a sensação de que você não trabalhou o suficiente e que o dia poderia ter rendido mais. Se já passou por situação parecida, você pode ter criados alguns hábitos que atrapalham a sua produtividade.

Mesmo tornando o trabalho mais leve e dinâmico, algumas tecnologias criaram novas rotinas tanto no trabalho como em nossas vidas pessoais, fazendo com que surjam alguns hábitos negativos, que consomem com a nossa capacidade de concentração e podem atrapalhar o desempenho de algumas funções.

De acordo com o dicionário Michaelis, o Hábito é a inclinação por alguma ação, ou disposição de agir constantemente de certo modo, adquirida pela frequente repetição de um ato. Por isso, eliminar hábitos ruins exige autocontrole e muita prática, porém pode ser recompensador à medida em que você percebe o seu desenvolvimento, tanto pessoal, quanto profissional.

Para auxiliá-lo, separamos alguns hábitos negativos que você pode eliminar de sua vida para atingir um aumento na sua produtividade diária.

Tablets e celulares

A tecnologia nos permite estar cada vez mais conectados. Porém, a navegação excessiva, principalmente à noite, pode atrapalhar o seu sono e fazer com que a sua produtividade despenque na manhã seguinte.

Isso porque as telas dos aparelhos eletrônicos, como celulares, tablets, notebooks e televisores emitem a chamada luz azul, também emitida pelo sol, que, em contato com os olhos, inibe a produção de melatonina, o hormônio responsável pelo sono e deixa o ser humano em estado de alerta.

Ao utilizar os aparelhos eletrônicos pouco antes de dormir, você tem o seu humor e sono afetados, causando dificuldades no cumprimento de tarefas logo pela manhã – horário de melhor produtividade.

O botão soneca

Quem nunca acordou com vontade de dormir mais cinco minutos que atire a primeira pedra. Este hábito de apertar o botão soneca repetidas vezes, porém, pode ser prejudicial para sua rotina. Segundo estudos, o cérebro humano passa por diversos ciclos durante uma noite de sono, sendo o último deles o estado de alerta antes de acordar.

Ao apertar o botão soneca e voltar a dormir você perde este estado de alerta, fazendo com que o ciclo do sono se reinicie. Ao acordar, poucos minutos depois, você pode se sentir meio grogue e o sono pode durar algumas horas. Por isso, tente levantar assim que o despertador tocar e tenha uma manhã mais produtiva.

Agir

O perfeccionismo pode ser bom, porém ele não pode atrapalhar que uma ideia saia do papel e se concretize. Às vezes, profissionais podem “travar” no momento de colocar o projeto em prática por perceberem que um conceito pode não estar pronto, ou perfeito.

Você deve começar os projetos de maneira lenta e gradual, acertando detalhes, testando o modelo e verificando o que pode melhorar para desenvolver melhor a sua ideia.

“Você pode editar uma página ruim, mas não uma página em branco”, disse uma vez a escritora americana Jodi Picoult.

Notificações

As notificações constantes das redes sociais, do whatsapp e do e-mail, podem atrapalhar, e muito, a realização de uma tarefa. Para realizar plenamente uma tarefa, são necessários 15 minutos de foco. Após isso, o seu cérebro entra em um estado de fluxo (flow), que aumenta a sua produtividade e concentração.

Ao ser atrapalhado por uma notificação e olhar para o celular, ou checar o seu facebook, você sai deste estado, precisando de mais 15 minutos de foco total para voltar a produtividade anterior. Quanto mais você desviar a atenção, mais sua produtividade cairá.

Ferramentas de gestão

Evitar o acúmulo de tarefas e perceber quais setores são mais influenciados por hábitos negativos em uma empresa pode auxiliar o gestor a aumentar a produtividade de seus colaboradores. Para isso, você pode utilizar o Gestor ERP, sistema de gestão empresarial, que te oferece relatórios referentes à diversos setores de sua empresa e permitindo o agendamento de tarefas de seus empregados.

Entre em contato agora mesmo pelo e-mail: softbyte@softbyte.com.br e solicite agora mesmo uma proposta.

Autor: Softbyte SIstemas de Gestão Empresarial

Procura mais informações? Entre em contato pelo formulário abaixo!