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07 de outubro

Hora da cobrança: como superar a inadimplência

Muitas vezes, a parte mais difícil de uma negociação é a cobrança. Não é raro entregar o produto e ter que esperar pelo acerto do cliente. Mas, separamos algumas dicas para facilitar a cobrança, sem desgaste, afinal, negociar é relacionar-se.

Respeite datas e horários

Nada mais inoportuno do que ligações de cobranças na hora das refeições. Por mais que, muitas vezes, o melhor horário para encontrar o cliente seja mesmo as paradas ao meio dia e à noite, tome cuidado para que isso não interfira na confiança que o seu cliente deposita em você. Sempre que possível, mantenha o contato dentro do horário comercial, evitando esse tipo de ligação em momentos de descanso.

O mesmo vale para os finais de semana: evite cobranças que podem resultar em desgaste para a sua empresa. Pense sempre que assim como você quer e tem o direito a receber, seu cliente também pode precisar de um tempo e dispor de uma organização para efetuar o pagamento, o que muitas vezes não é viável em pleno domingo! Por isso, não há por que causar uma situação incômoda, que não poderá ser resolvida imediatamente.

Sempre que possível, organize o contato dos clientes com o melhor horário para falar com eles. Ter cadastro atualizado nesse sentido, conhecendo as rotinas, facilita a escolha do melhor momento para as cobranças. Saiba, por exemplo, os dias e horários de maior concentração de trabalho para ele, e evite a cobrança nesses momentos.

Histórico de negociações

Como já dito, negócios são relações. Por isso, o histórico precisa ser levado em consideração.  Saiba quais são as formas de pagamento que melhor conversam com a realidade de seu cliente e as priorize.

Renegocie sempre que possível. É melhor manter uma relação, prolongando um prazo, do que desgastar a imagem da sua empresa, sem a certeza de receber.

Conhecendo a freguesia, é mais fácil determinar se o atraso no pagamento é ocasional e merece novo crédito. Essa não é uma tarefa fácil de verificar e exige bastante atenção do empresário. Mas não se esqueça: toda negociação é um processo humano, cheia de erros e acertos.

Abordagem amistosa

Outro ponto a considerar nas cobranças é a forma de fazê-la. Utilize uma abordagem amistosa ao conversar. Respeito e cordialidade sempre! Mantenha uma postura cordial e aberta ao diálogo.

Lembre-se que o consumidor é amparado pelo Código de Defesa (Lei 8078/1990). Entre os princípios básicos, a Lei assegura que A Política Nacional das Relações de Consumo tem por objetivo o atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito à sua dignidade, saúde e segurança, a proteção de seus interesses econômicos, a melhoria da sua qualidade de vida, bem como a transparência e harmonia das relações de consumo”.

Automatize o processo

A Softbyte dispõe de um sistema de mensageiro que auxilia na aproximação com o cliente, permitindo por exemplo, enviar mensagem de felicitação pelo seu aniversário ou pela chegada de um produto desejado pelo cliente, bem como para lembrá-lo de suas pendências financeiras. Estas mensagens podem tanto ser enviadas por e-mail como também por SMS. Quer saber mais? Entre em contato conosco pelo e-mail: softbyte@softbyte.com.br e confira mais detalhes.

 

Procura mais informações? Entre em contato pelo formulário abaixo!