Logo Softbyte
Logo Softbyte

Dúvidas? Ligue para nossa Central de Vendas 054 3211 9799

Blog

Voltar

Categorias

Notícias

06 de setembro

Hora de reverter o Turnover

Pode parecer uma fala conflitante, dado o significado literal do termo, mas para quem é gestor ou responsável pelo gerenciamento de Recursos Humanos, o Turnover pode representar mais do que uma palavra importada de outro idioma – pode ser uma preocupação. O termo da língua inglesa significa "virada", "renovação", "reversão", porém, possui significados variados, de acordo com o contexto. Na área de RH, a palavra refere-se à rotatividade de funcionários em uma organização, ou seja, a entrada e saída deles, em determinado período de tempo. Se a sua empresa passa por essa situação, talvez seja hora de reverter.

A retenção de talentos na empresa é uma cultura que vem ganhando importância no meio. O trabalho para manter os funcionários é mais amplo e complexo do que simplesmente a continuidade de produção, embora esse seja um ponto a ser pensado. Sim, colaboradores que conhecem os processos industriais há mais tempo, são propensos a executá-los com mais agilidade e menos falhas.

A manutenção da equipe diminui os custos, o que inclui a parte burocrática de uma demissão e contração emergencial. O processo de inclusão deve ser idealmente gradual, para que tudo o que envolve o fazer empresarial seja assimilado, o que vai além da execução de partes do processo.

A manutenção da equipe formada auxilia na consolidação da cultura empresarial, ou seja, uma vez assimilados os valores, eles são seguidos e incorporados no dia a dia da produção. Outra vantagem, é o entrosamento da equipe: quem convive há mais tempo, desenvolve relações de confiança que beneficiam a realização das atividades.

O sentimento de pertencimento, também contribui para uma melhora na autoestima do funcionário. Esse é um ponto que deve ser trabalhado para que a rotatividade seja baixa. É preciso que os funcionários estejam motivados com o ambiente. Em geral, o primeiro dia no emprego é marcado por entusiasmo e a vontade de prosperar na empresa. Esse sentimento não pode ser perdido! Quando a rotatividade de colegas é menor, a tranquilidade para buscar esses objetivos é proporcionalmente ampliada, afinal, o ambiente promove o equilíbrio.

Outro ponto a ser considerado é que se a empresa busca pelos melhores funcionários, ela precisa valorizar os melhores que têm. Talento atrai talento! A máxima é simples: é humano o sentimento de querer estar próximo de quem admira. Ou seja, integrar uma equipe com os melhores, aproxima quem está nesta busca da consolidação de seu objetivo.

Então, chegou a hora de acreditar e investir na sua equipe. Conheça os produtos Softbyte que podem facilitar a informação necessária a gestão do seu negócio.  Acesse e saiba mais em www.softbyte.com.br ou entre em contato conosco pelo e-mail: softbyte@softbyte.com.br.

 

 

 

 

Procura mais informações? Entre em contato pelo formulário abaixo!