Logo Softbyte
Logo Softbyte

Dúvidas? Ligue para nossa Central de Vendas 054 3211 9799

Blog

Voltar

Categorias

Notícias

06 de agosto

Indicadores Financeiros que você deve ficar de olho

Uma gestão responsável deve manter o controle da situação financeira. Para isso, o gestor deve ficar de olho em diversos indicadores, buscando otimizar e tomar cuidados necessários para obter os melhores resultados.

O gestor precisa ficar atento a informações como nível de endividamento, lucratividade, faturamento bruto, dentro outros aspectos. Confira abaixo alguns dos principais indicativos para avaliação da saúde financeira de sua empresa:

Rentabilidade

O indicador mensura a viabilidade de um negócio e a capacidade de retorno do capital investido. Para realizar o cálculo, é possível dividir o lucro da empresa, em um período determinado, pelo valor do investimento realizado. O percentual representa a rentabilidade deste negócio no período.

Faturamento

Este indicador demonstra o que está sendo comercializado e quanto dinheiro está entrando no empreendimento. Além de indicar a saúde financeira, é possível fazer comparação com as metas estabelecidas e se é necessário realizar mudanças no planejamento ou realinhar estratégias.

Custos Fixos

Representam as despesas que não variam, independente da saúde financeira de sua empresa, como custos com funcionários, fornecedores, aluguel, impostos, entre outros. É preciso que eles sejam estáveis e previsíveis para garantir um bom planejamento de sua empresa.

Ticket médio

É a porcentagem de quanto cada cliente representa no faturamento final de sua empresa. É preciso analisar este dado para saber se o número de clientes é satisfatório, ou se é necessário expandir mercado para atingir o retorno sobre o investimento.

São vários os meios de observar os resultados de sua empresa. Além destes indicadores, você pode utilizar um sistema ERP, como o Gestor IV, da Softbyte para ter um maior controle sobre todas as informações geradas pela sua empresa. O acompanhamento dos indicadores pode ser feito também através de um programa de Business Inteligence, como o Visual BI, que permite um acompanhamento simples, usando gráficos e indicadores personalizados.

Como está o acompanhamento dos indicadores de sua empresa? Quer mais informações sobre como otimizar os seus relatórios? Entre em contato conosco pelo e-mail softbyte@softbyte.com.br  .

Autor: Softbyte SIstemas de Gestão Empresarial

Procura mais informações? Entre em contato pelo formulário abaixo!