Logo Softbyte
Logo Softbyte

Dúvidas? Ligue para nossa Central de Vendas 054 3211 9799

Blog

Voltar

Categorias

Notícias

01 de agosto

Inicia período de testes do eSocial

O ambiente de testes do eSocial inicia para empresas de todo o país no dia 1º de agosto. A plataforma, que desde junho está em fase de avaliação junto às empresas de Tecnologia da Informação, tem por objetivo integrar em um único sistema, obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias.

O eSocial entra em vigor em janeiro de 2018 para empresas que possuem faturamento superior a R$ 78 milhões anuais. Em junho do ano que vêm, as demais empresas devem começar a utilizar a plataforma. Até lá, empresários tem a oportunidade de realizar testes internos para se acostumar com as novas rotinas, verificar bases de dados e reportar erros.

A nova plataforma afeta principalmente o setor de Recursos Humanos das empresas. Com a implantação do eSocial, o departamento deve fazer um único envio de informações relevantes para o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Guia de Recolhimento do FGTS (GFIP), Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), entre outros.

Dessa forma, o trabalhador terá seus direitos assegurados, já que o sistema oferece todas as informações trabalhistas necessárias para fiscalização. Além disso, o novo sistema irá suprimir diversos documentos como o Livro de Registro de Empregados, Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), Declaração do Imposto de Renda retido na fonte, entre outros.

Autor: Softbyte SIstemas de Gestão Empresarial

Procura mais informações? Entre em contato pelo formulário abaixo!