Logo Softbyte
Logo Softbyte

Dúvidas? Ligue para nossa Central de Vendas 054 3211 9799

Blog

Voltar

Categorias

Notícias

08 de abril

MANUTENÇÃO PREVENTIVA É PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Toda empresa necessita de planejamento na manutenção de seus equipamentos. A matemática é simples: prevenção é igual a menos impacto, mais vida útil do maquinário, maior tempo de produção e, consequentemente, mais lucro. Porém, para fazer essa equação funcionar é planejar as intervenções.

As ações de manutenção se dão de três formas diferentes: preditiva, preventiva e corretiva. A primeira tem como premissa o monitoramento constante das máquinas e visa acompanhar o desempenho delas. A segunda representa um conjunto de ações que previnem a quebra, com intervenções programadas. Já a terceira é a situação mais difícil de administrar, pois ocorre de forma não programada, no momento em que o maquinário já não atende a necessidade de produção como deveria. Para minimizar essa situação é que existem as outras formas de conservação. 

 

Reduzir riscos de quebra

O tempo e o desgaste com o uso são fatores que implicam na durabilidade de um equipamento. Algumas vezes, por mais zelo na operação que possa existir, os sistemas apresentam desgastes que vão se somando até o momento em que ocorre uma quebra. De volta às contas dos gestores, isso representa um prejuízo imediato, com a substituição dos componentes ou até mesmo a reposição de um novo maquinário, e ainda outras perdas como atraso na entrega dos pedidos e perda de mercado.

Às vezes, parar é necessário! O monitoramento periódico dos equipamentos torna a durabilidade maior e o uso dele mais eficaz. Pequenos ajustes, necessários com o tempo e a intensidade de uso, podem representar uma vida útil maior ao maquinário. 

 

Programar a conservação de peças

Além de reduzir os riscos de quebra, a manutenção preventiva auxilia na conservação de peças e itens que compõem os equipamentos, seja causado pelo envelhecimento ou desgaste natural. Uma pausa programada pode representar uma economia com trocas de peças.

Amenizar os custos com a aquisição de novos produtos para substituir os anteriores deteriorados é um investimento. O economizado pode resultar na aquisição de novas máquinas, ampliação da capacidade produtiva e incremento dos lucros. Desta forma, planejamento preventivo é também planejamento estratégico.

 

Como organizar a manutenção

A Softbyte possui um software especializado na gestão de manutenções, tornando o processo mais seguro, eficaz e permitindo maior controle dos dados de desempenho. O Visual Machine permite o agendamento de manutenções através de relatórios e históricos detalhados. 

Pronto para minimizar o impacto das manutenções e planejar o crescimento da sua empresa? Entre em contato conosco pelo e-mail: softbyte@softbyte.com.br e confira mais detalhes.

 

Procura mais informações? Entre em contato pelo formulário abaixo!