Logo Softbyte
Logo Softbyte

Dúvidas? Ligue para nossa Central de Vendas 054 3211 9799

Blog

Voltar

Categorias

Notícias

16 de fevereiro

Mudança nos hábitos de consumo dos brasileiros

A crise econômica modificou os hábitos de consumo dos brasileiros, que passaram a reduzir a frequência e o volume de compras. Porém, ficar de olho nas tendências pode ser uma boa saída para a sua empresa superar as dificuldades e encontrar novas oportunidades de negócios.

De acordo com a Total Retail 2017, pesquisa realizada pela PwC, para escapar de um cenário de dificuldades econômicas, os consumidores utilizaram a velha máxima de “fazer mais com menos”. Cerca de 60% dos entrevistados disseram que a pesquisa com diferentes varejistas, buscando o menor preço, foi uma das principais maneiras de economizar.

Além disso, 49% disseram que reduziram a frequência de entretenimento, como restaurantes e bares. Outra tendência é a de busca de ofertas em lojas, adotada por 46% dos entrevistados. A restrição de compra de artigos de primeira necessidade foi apontada por 43%.

Em um cenário de melhora na economia, cerca de 41% dos brasileiros pretendem preservar os hábitos de consumo e poupar dinheiro e 38% farão mais pagamentos à vista.

A evolução de aparelhos tecnológicos como os smartphones também vem mudando os hábitos de consumo no país. Em2012, apenas 15% das pessoas utilizavam os canais mobile para compras, passando para 31% na última pesquisa.

Entre os produtos que os consumidores brasileiros preferem adquirir online estão os livros, músicas, videogames e eletrônicos. Para as categorias alimentos, móveis, objetos de decoração e materiais de construção, os consumidores ainda preferem visitar a loja física para experimentar e testar produtos.

A pesquisa foi realizada com 24 mil consumidores de 29 países. No Brasil foram em torno de mil entrevistas.

E você? Está acompanhando as tendências nos hábitos de seus clientes? 

Quer mais informações? Entre em contato conosco agora mesmo.

Autor: Softbyte SIstemas de Gestão Empresarial

Procura mais informações? Entre em contato pelo formulário abaixo!