Logo Softbyte
Logo Softbyte

Dúvidas? Ligue para nossa Central de Vendas 054 3211 9799

Blog

Voltar

Categorias

Notícias

21 de fevereiro

Nota Fiscal: dever e compromisso social

A emissão de nota fiscal (NF) é uma obrigação empresarial, mas é mais do isso: é um compromisso declarado entre a empresa e a sociedade.  A NF é um direito do consumidor, pois apresenta informações detalhadas da compra e funciona como garantia de que o estabelecimento cumpre seus deveres legais com o pagamento de tributos. Ou seja, é um mecanismo fiscalizador da roda viva dos impostos.

Para o empresário, mais do que o cumprimento legal, a emissão de notas é importante para gerar confiança entre fornecedores e clientes. A credibilidade, construída aos poucos, precisa ser permanentemente trabalhada, e pequenas ações como essas reforçam a presença da marca na sociedade, afinal, ser uma empresa tributariamente responsável em meio as turbulências morais da corrupção é uma marca bem vista.

Além disso, há penalidades para quem não emite notas fiscais, falsifica ou omite valores delas. A Lei 8.137/1990 versa sobre essas consequências. A penalidade para a sonegação pode variar de reclusão de 02 a 05 anos, além da multa – que pode atingir até 225%, conforme artigo 1º dessa lei.

Nota Fiscal Eletrônica

A nota fiscal eletrônica é a ferramenta digital para cumprimento dessas obrigações. Ela é armazenada eletronicamente e possui validade jurídica, garantida com assinatura digital do emissor. Já a validação do documento é feito por parte das autoridades fiscais.

A vantagem é o preenchimento completo de informações de forma rápida, com dados armazenados, ou seja, sem a necessidade de perda de tempo para completar cada item.  Nela é possível encontrar onde e quando o consumidor adquiriu o produto ou serviço, além de comprovar a garantia da mercadoria, informando o seu tipo, série, modelo, marca e valor, entre outras possibilidades.

Como facilitar a emissão de Notas Fiscais

A Softbyte conta com um sistema de emissão de documentos fiscais, o  Fiscal Drive. O software facilita o cumprimento da legislação referente a NF-e/SPED, realizando a coleta automatizada e facilitando o armazenamento e análise de XML de Notas Fiscais Eletrônicas (NFe) e Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe).

Muitos processos internos das empresas são automatizados, garantindo segurança, integridade de informações e redução de custos operacionais. O Fiscal Drive é um sistema que reúne todas as notas fiscais emitidas ou recebidas com base em regras definidas.

O Fiscal Drive ainda utiliza aprendizado de máquina, apontando possíveis falhas no preenchimento e valores destes documentos, apontando os motivos das falhas.

Além disso, o sistema gera e integra informações contábeis para a entrega junto aos órgãos governamentais e também manifesta e mantém a guarda destes documentos. O produto pode ser utilizado para NF-e, NFC-e, CT-e e NFS-e.

Quer saber mais? Entre contato conosco pelo e-mail: softbyte@softbyte.com.br e confira mais detalhes.

 

Procura mais informações? Entre em contato pelo formulário abaixo!