Logo Softbyte
Logo Softbyte

Dúvidas? Ligue para nossa Central de Vendas 054 3211 9799

Blog

Voltar

Categorias

Notícias

18 de julho

O que torna uma equipe eficaz

Formar equipes altamente eficazes não é uma tarefa fácil. Demanda tempo e trabalho árduo, além da confiança entre os membros, o que se conquista com o convívio. O que passa despercebido para muitos gestores é que um grupo de pessoas não é automaticamente uma equipe. Uma equipe é composta por indivíduos, cada qual com suas próprias experiências, vivências e expectativas. Transformar estas capacidades heterogêneas em uma força de trabalho homogenia é tarefa da liderança.

No geral, uma equipe de trabalho, seja para a realização de uma tarefa ou resolução de um problema específico, seja para atividades rotineiras dentro da empresa, passam por algumas etapas que são o começo, desenvolvimento e monitoramento do trabalho.

O primeiro passo para a criação de uma equipe eficaz, é a escolha de seus membros. É preciso levar em conta não apenas as competências técnicas de um profissional, mas também suas habilidades interpessoais, para que ele possa se encaixar e participar do desenvolvimento do grupo.

A equipe deve ser responsável por definir os métodos de trabalho e as metas a serem alcançadas. É preciso ter em mente que o proposito da equipe e suas metas são duas coisas distintas. O propósito diz respeito ao resultado final, e geralmente são determinados de cima para baixo, como por exemplo, diminuir o tempo de fabricação de determinado produto. As metas são definidas pela equipe, como a implementação de programa de treinamento para funcionários, aquisição de maquinário, alteração da estrutura da linha de montagem, entre outros.

Por fim, uma equipe eficaz é capaz de determinar a sua eficácia, por meio de critérios bem definidos. Boas equipes atendem a alguns critérios de resultados, como: O resultado (produto desenvolvido) atende às expectativas dos que o utilizam; Os membros da equipe ficam satisfeitos com o resultado; e a experiência dos membros, assim como a capacidade aumenta.

Ao final de cada trabalho, é preciso analisar e entender o que deu certo e o que não deu durante o processo, buscando compreender e avaliar alternativas e como o trabalho pode ser realizado no futuro. Esse processo de análise se torna uma poderosa ferramenta para aprendizagem de toda a equipe.

Confira algumas características de equipes eficazes

Possuem metas e objetivos claros.

A responsabilidade para o cumprimento dos objetivos é distribuída entre todos os membros.

Devem ser avaliados constantemente.

Autor: Softbyte SIstemas de Gestão Empresarial

Procura mais informações? Entre em contato pelo formulário abaixo!