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15 de janeiro

Os tipos de pesquisa de mercado

Muitas vezes as empresas ficam com dúvidas sobre como agir em um mercado cada vez mais competitivo e com consumidores mais exigentes e com mudanças de comportamento mais frequentes. Uma boa maneira é realizar pesquisas de mercado, buscando informações junto aos clientes, concorrentes ou fornecedores para orientar a sua tomada de decisões.

A pesquisa de mercado vai muito além de aplicar questionários ou realizar entrevistas. Para tomar decisões mais assertivas você pode e deve utilizar diversas formas de pesquisa, cruzando informações de diversas fontes diferentes.

Uma boa pesquisa de mercado pode auxiliá-lo a tomar algumas decisões como expandir a sua área de atuação, entrar em novos segmentos de mercado, utilizar novos canais de distribuição, lançar ou aperfeiçoar produtos e serviços, dimensionar a sua equipe, ajustar preços, escolher pontos comerciais, posicionar produtos e marcas, entre outros.

Confira os tipos de pesquisas mais comuns

Potencial de consumo – é utilizada para avaliar a demanda de produtos e serviços junto ao mercado. Este tipo de pesquisa deve ser realizado não apenas para a abertura de novos mercados, mas também periodicamente, para investigar o quanto de seus produtos ou serviços estão sendo utilizados e como melhorá-los para atrair novos clientes.

Satisfação do cliente – Utilizada para identificar oportunidades de melhoria ou falhas em seus produtos e serviços, ouvindo a opinião de seus clientes sobre a experiência que ele teve.

Participação de mercado – Serve para mensurar a força de sua empresa e de sua concorrência no mercado. Você pode usar esta pesquisa para direcionar sua força de vendas para novos públicos e mercados e realizar promoções específicas.

Teste de novos produtos e serviços – Utilizado para avaliar e ajustar novidades em seu mix, buscando reduzir riscos no lançamento.

Ponto de venda – Utilizada para descobrir a melhor alternativa de local para a instalação ou ampliação de seu negócio.

Preço -  para ajustar o preço no seu mercado e avaliação da entrada em novos mercados e públicos consumidores.

A Softbyte possui soluções para o seu negócio para compilar dados sobre o seu mercado e apresentar relatórios para a tomada de decisões. O Visual BI é uma delas. Com o software, você tem uma agilidade na análise de dados através de informações de todos os setores de sua empresa.  Entre em contato conosco através do e-mail: softbyte@softbyte.com.br.

 

Autor: Softbyte SIstemas de Gestão Empresarial

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