Logo Softbyte
Logo Softbyte

Dúvidas? Ligue para nossa Central de Vendas 054 3211 9799

Blog

Voltar

Categorias

Notícias

29 de maio

Para crescer é preciso estratégia

A meta de qualquer negócio é o crescimento de suas operações, ampliando sua presença no mercado e o seu faturamento. Para isso não existem fórmulas prontas, mas é possível escolher algumas estratégias baseadas em análise de sua empresa, de seus concorrentes, de seus clientes e das metas que você deseja alcançar.

Basicamente, são quatro as estratégias para o crescimento de sua empresa: aperfeiçoar a oferta, inovação e lançamento de novos produtos, ampliação da escala de produção, ou aquisição de novos negócios.

Para descobrir qual a estratégia que melhor se encaixa em sua organização, é preciso levar em conta diversos fatores, como analisar cenários futuros, suas vantagens competitivas, a sua Matriz Swot, entre outros.

Algumas das alternativas envolvem o crescimento orgânico de sua empresa, você pode, por exemplo, buscar investir na ampliação de sua capacidade de produção já existente, ou criar novos produtos para atender a demandas do consumidor. Ou você pode investir na aquisição ou fusões com a concorrência, ou de empresas em mercados paralelos ao seu, ou até mesmo formar alianças com outras empresas. Esse paradigma é conhecido como build, buy or bound, ou seja, construir, comprar ou coligar. Confira abaixo, cada uma destas estratégias.

Crescimento orgânico (build): É aquele em que a empresa desenvolve seus ativos, tangíveis e intangíveis, buscando melhor o desempenho de negócios já existentes. Aqui você pode desenvolver novos produtos ou serviços, ampliar a sua capacidade fabril, ou desenvolver novos mercados.

Este tipo de estratégia é conhecido como crescimento intenso e é indicado para empresas em que o setor é mais resistente a avanços tecnológicos; os mercados visados não estão saturados com produtos; o mercado visado é suficiente diferenciado a ponto de dissuadir a sua concorrência a tentar invadir o segmento; e os insumos necessários possuem preço e quantidade estáveis e estão disponíveis no momento correto.

Crescimento por aquisição (buy): É aquele em que uma empresa adquire todos os ativos de outra relacionada ao negócio principal, visando incorporar novas estruturas como forma de ampliar a cadeia de valores de um empreendimento.

Existem alguns tipos de aquisição, que são as verticais para frente, para trás e horizontal, cada uma com suas particularidades. A integração vertical para trás, por exemplo, visa a aquisição de empresas fornecedoras de matéria-prima. A aquisição vertical para frente diz respeito a aquisição de canais de distribuição.

Já a integração horizontal diz respeito a aquisições para aumento da variedade de produtos ou expansão da empresa para ampliar o mercado geograficamente.

Crescimento por cooperação (bound): Quando bem-sucedida, essa estratégia permite ganhos de escala em um espaço de tempo menor, uma vez que redes já estabelecidas no mercado unem forças e passam a realizar atividades conjuntas.

Estas parcerias empresariais, ou joint-ventures, consistem em unir recursos para o desenvolvimento de um negócio em conjunto, dividindo os resultados, sejam eles lucros ou prejuízos. Os recursos oferecidos pelas empresas podem ser capital financeiro, matéria-prima, tecnologia ou até mesmo mão de obra.

Já sabe quais estratégias de crescimento adotar em sua empresa? Um software de gestão auxilia você a montar e a controlar a estratégia ideal para sua empresa. Entre em contato conosco pelo e-mail: softbyte@softbyte.com.br e saiba mais.

Autor: Softbyte SIstemas de Gestão Empresarial

Procura mais informações? Entre em contato pelo formulário abaixo!