Logo Softbyte
Logo Softbyte

Dúvidas? Ligue para nossa Central de Vendas 054 3211 9799

Blog

Voltar

Categorias

Notícias

06 de dezembro

Pensando em expandir? Confira o que você precisa saber antes de tomar esta decisão.

A área de atuação do seu negócio passou a ficar pequena demais e você não enxerga novas oportunidades de aumentar o seu volume de vendas? Talvez seja o momento de pensar na expansão de sua empresa. Porém, saiba que é preciso muito planejamento para garantir o retorno financeiro e o sucesso da nova operação.

Confira algumas dicas que separamos para você preparar a expansão do seu negócio, alcançar novos clientes e alavancar o seu faturamento.

1- Conheça o mercado e monitore a concorrência

Antes de expandir o seu negócio, é importante que você tenha consciência do potencial do novo mercado, assim como as peculiaridades, tendências e novidades do segmento. Também monitore a sua concorrência, assim como os preços praticados por eles e suas estratégias de marketing. 

Fazer pesquisas de mercado, monitorar as mídias sociais e ficar de olho nos potenciais clientes pode te ajudar a definir uma estratégia de expansão vencedora.

2- Defina o mercado e público-alvo

Se você busca expandir a sua empresa com a abertura de uma nova filial, por exemplo, é importante você definir qual será o mercado e o público-alvo atendido. Faça uma lista com as cinco áreas que poderiam possibilitar um maior retorno e classifique os pontos fortes e fracos de cada uma. 

3- Diversifique o portfólio

A expansão não necessariamente precisa ser geográfica, com a abertura de filiais. Você pode aproveitar a estrutura já existente para diversificar o portfólio de produtos e serviços de sua empresa, atingindo, desta forma, um novo público consumidor.

Ampliar o seu portfólio é uma forma de garantir a praticidade do seu consumidor e ampliar o ticket médio, fidelizando e conquistando novos clientes. Busque entender quais as principais demandas do seu público e quais as carências. Dessa forma, você pode conhecer as necessidades não atendidas destes clientes.

4- Diversifica canais de vendas

Se você possui uma loja física, você pode abrir um canal de vendas online e apostar na força do e-commerce. Caso você trabalhe no setor industrial, você pode pensar em soluções como buscar distribuidores ou treinar representantes comerciais em outras cidades. Ampliar o número de canais pode te ajudar a ser encontrado de forma mais fácil pelo seu cliente.

5- Formar parcerias

Antes de pensar em expandir, realize o planejamento de quais etapas da cadeia você pretende executar, terceirizar ou fazer parcerias. Utilizar parceiros locais em determinadas regiões pode facilitar na penetração e expansão de sua empresa. A escolha do parceiro pode atingir a precificação de seu produto, portanto o planejamento é importante para diminuir as barreiras de acesso dos clientes.

A utilização de um sistema de gestão pode ajudar na tomada de decisão de sua empresa e facilitar o controle entre as filiais. Entre em contato conosco pelo e-mail softbyte@softbyte.com.br e saiba mais.

Procura mais informações? Entre em contato pelo formulário abaixo!