Logo Softbyte
Logo Softbyte

Dúvidas? Ligue para nossa Central de Vendas 054 3211 9799

Blog

Voltar

Categorias

Notícias

26 de novembro

Setor surgido no pós-guerra conta com nova forma de trabalho

Um profissional que surgiu pós Segunda Guerra Mundial, na década de 1950, hoje possui nova roupagem. Você sabe quem é e o que fazem os PCMs?

A sigla para Planejamento e Controle de Manutenção, pode ser um setor de uma empresa, uma função ou até mesmo um único profissional responsável por planejar e controlar as manutenções dos equipamentos fabris, mas, não só isso: é o responsável pela estratégia da manutenção, algo que é aplicável a longo prazo e resulta em economicidade a empresa.

No período pós-guerra era necessário ter maior produtividade com menores recursos. Assim, paradas de produção devido a falhas em equipamentos eram desperdícios de recursos que se quer existiam. Com isso, o setor de produção precisou aprender a se organizar e a planejar manutenções preventivas, surgindo o PCM. 

Toda empresa necessita de planejamento na manutenção de seus equipamentos. Essa ação gera menor impacto no maquinário, estendendo a vida útil dele.  

As ações de manutenção podem ser preditivas, preventivas e corretivas. A primeira consiste no monitoramento das máquinas e visa acompanhar o desempenho delas. A segunda representa um conjunto de ações que previnem a quebra, com intervenções programadas. Já a terceira é a que ocorre de forma não programada, no momento em que o maquinário já não atende a necessidade de produção como deveria. 

Ao longo da história, o setor de manutenção vem mudando e evoluindo. Hoje, a premissa dele está na confiabilidade, disponibilidade e manutenibilidade, que significa a capacidade de um item ser mantido ou recolocado em condições de executar suas funções requeridas, sob condições de uso especificadas, quando a manutenção é executada sob condições determinadas e mediante procedimentos e meios prescritos.

Porém, nos últimos 70 anos muita coisa evoluiu, inclusive no planejamento de manutenção. Enquanto antes, a estratégia dependia das anotações do profissional, baseadas em cálculos nem sempre seguros, hoje já é possível traçar o histórico de cada equipamento, programando suas manutenções com base no seu relatório de desempenho.

Como organizar a manutenção

A Softbyte possui um software especializado na gestão de manutenções, tornando o processo mais seguro, eficaz e permitindo maior controle dos dados de desempenho. O Visual Machine permite o agendamento de manutenções através de relatórios e históricos detalhados. 

Pronto para minimizar o impacto das manutenções e planejar o crescimento da sua empresa? Entre em contato conosco pelo e-mail: softbyte@softbyte.com.br e confira mais detalhes.

Procura mais informações? Entre em contato pelo formulário abaixo!