Logo Softbyte
Logo Softbyte

Dúvidas? Ligue para nossa Central de Vendas 054 3211 9799

Blog

Voltar

Categorias

Notícias

26 de junho

Sou empreendedor: preciso emitir nota desde o início?

Por mais que o assunto já seja muito falado, muitas pessoas ficam na dúvida sobre a obrigatoriedade de emissão de notas fiscais. O tema é simples e o gerador do questionamento é facilmente identificável: a nota fiscal que sempre é tratada como um direito passa a ser uma obrigação; e agora?

Todo empreendimento, devidamente registrado, precisa oferecer nota fiscal ao consumidor. A única exceção são os empresários enquadrados como MEI (Microempreendedor individual) cuja emissão é obrigatória somente em vendas e prestações de serviços para pessoas jurídicas. No mais, todos precisam se adequar.

A emissão de nota fiscal é indispensável para manter seu empreendimento na legalidade. Pode-se dizer que a nota é a etapa final da venda e a inicial da compra. Esse documento garante ao consumidor uma série de informações como quando e onde adquiriu o produto, comprovando sua garantia, além de informa o tipo, série, modelo, marca, série e valor da aquisição que para fins de controle pessoal são excelentes.

Para o vendedor, essa emissão de documento fiscal funciona como um depósito de confiança ao empreendimento: estabelecimento sério que cumpre com as exigências do fisco, devolvendo à sociedade a sua parcela de contribuição fiscal. O consumidor leva uma garantia do adquirido, mas junto dele a marca da empresa que poderá sem lembrada com boas referências (espera-se!). 

Existem diversos tipos de notas fiscais, para que cada uma seja direcionada á uma funcionalidade. Há notas específicas para serviços do consumidor, notas de produto, notas de entrada e saída, exportação e importação. Por isso é importante conhecer a necessidade do seu estabelecimento.

O segundo passo é adquirir um sistema de emissão fiscal compatível com a realidade da empresa. A Softbyte dispõe do Fiscal Drive  que facilita o cumprimento da legislação referente a NF-e/SPED, realizando a coleta automatizada e facilitando o armazenamento e análise de XML de Notas Fiscais Eletrônicas (NFe) e Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe).

Muitos processos internos das empresas são automatizados, garantindo segurança, integridade de informações e redução de custos operacionais. O Fiscal Drive é um sistema que reúne todas as notas fiscais emitidas ou recebidas com base em regras definidas.

O Fiscal Drive ainda utiliza aprendizado de máquina, apontando possíveis falhas no preenchimento e valores destes documentos, apontando os motivos das falhas.

Além disso, o sistema gera e integra informações contábeis para a entrega junto aos órgãos governamentais e também manifesta e mantém a guarda destes documentos. O produto pode ser utilizado para NF-e, NFC-e, CT-e e NFS-e.

Entre em contato conosco pelo e-mail: softbyte@softbyte.com.br e confira mais detalhes.

 

Procura mais informações? Entre em contato pelo formulário abaixo!