Logo Softbyte
Logo Softbyte

Dúvidas? Ligue para nossa Central de Vendas 054 3211 9799

Blog

Voltar

Categorias

Notícias

06 de julho

Sua Indústria está preparada para ser 4.0?

Ao longo do tempo, a indústria passou por diversos tipos de revoluções, que transformaram o modo como a economia se comporta em todo o mundo. Podemos separar os períodos pela tecnologia utilizada para a produção de bens de consumo.

A primeira revolução industrial aconteceu após a utilização do motor à vapor. A segunda nos trouxe a utilização de materiais como o aço, energia elétrica, motores à combustão, entre outros. A terceira revolução aconteceu a partir da década de 1970, com o avanço da tecnologia, sistemas computadorizados e a utilização de robôs para a manufatura.

Mas afinal, o que é a Indústria 4.0, ou a quarta onda da revolução industrial? O conceito engloba a utilização da chamada “Internet das Coisas”, sistemas Cyber-Físicos, Big Data e processos de manufatura descentralizados.

O termo nasceu a partir de um projeto do governo alemão, no início da década. O fundamento implica na conexão de máquinas, sistemas e ativos para gerar redes inteligentes, ao longo de toda a cadeia de produção.

A ideia central é a utilização de dados coletados em várias frentes para a tomada de decisões de forma autônoma. Dessa forma, o sistema pode ter a capacidade e autonomia para, por exemplo, agendar manutenções preventivas, prever falhas nos processos, ou se adaptar a mudanças na demanda de produção.

Alguns fatores que definem a indústria 4.0

·         Interoperabilidade: a habilidade dos sistemas cyber-físicos (suporte de peças, estações de montagem e produtos), dos humanos e das Fábricas Inteligentes de se conectarem e se comunicarem entre si através da Internet e da Computação em Nuvem.

·         Virtualização: uma cópia virtual das Fábricas Inteligentes é criada por sensores de dados interconectados (que monitoram processos físicos) com modelos de plantas virtuais e modelos de simulação.

·         Descentralização: a habilidade dos sistemas cyber-físicos das Fábricas Inteligentes de tomarem decisões sem intervenção humana.

·         Capacidade em Tempo-Real: a capacidade de coletar e analisar dados e entregar conhecimento derivado dessas análises imediatamente.

·         Orientação a Serviço: oferecimento dos serviços (dos sistemas cyber-físicos, humanos ou das Indústrias Inteligentes) através da Computação em Nuvem.

·         Modularidade: adaptação flexível das Fábricas Inteligentes para requisitos mutáveis através da reposição ou expansão de módulos individuais.

 

Para preparar o seu negócio para o futuro, é essencial buscar um sistema de coleta de informações. Com o Gestor ERP, da Softbyte é possível integrar dados e processos, gerando também facilidade para a tomada de decisão do gestor. Entre em contato conosco p elo e-mail: softbyte@softbyte.com.br e saiba mais.

 

Autor: Softbyte SIstemas de Gestão Empresarial

Procura mais informações? Entre em contato pelo formulário abaixo!