Logo Softbyte
Logo Softbyte

Dúvidas? Ligue para nossa Central de Vendas 054 3211 9799

Blog

Voltar

Categorias

Notícias

26 de setembro

Um bom layout proporciona agilidade para a sua indústria

Evitar interrupções em processos e atrasos na entrega de produtos são alguns dos desafios que as indústrias se deparam com frequência. Encontrar soluções para minimizar os custos e encurtar as distâncias entre os setores produtivos é uma saída para acelerar a produção de um item.

Por isso, aprimorar o layout de suas linhas de produção e de sua fábrica pode ampliar a agilidade dos processos dentro de sua empresa. Uma planta industrial bem organizada determina a disposição do maquinário, buscando minimizar o tempo de produção, maximizar o volume de negócios e a capacidade produtiva da empresa.

Erros de projeto, por outro lado, podem gerar interrupções no fornecimento, levando a atrasos na produção e criando problemas nos estoques. Isso gera um aumento nos custos e atrapalha o fluxo de trabalho de sua empresa, já que é preciso deslocar mão de obra para atender as demandas. Por isso, a capacidade de reconfigurar um layout que apresenta erros é fator chave para manter a competitividade de sua empresa.

O correto dimensionamento do layout pode contribuir para a comunicação interna, proporcionar melhor utilização da área disponível, tornar o fluxo de trabalho eficiente, reduzir a fadiga dos funcionários no desempenho da tarefa, contribuir para o isolamento contra ruídos e oferecer um clima favorável para o trabalho e aumento da produtividade.

Existem alguns tipos de layout que podem auxiliar a sua empresa, cada uma com suas particularidades. Confira alguns deles:

Linha de Fluxo

O maquinário, equipamentos e estações de trabalho são posicionados de acordo com a sequência de montagem dos itens, proporcionando agilidade e alta produtividade, porém possui pouca flexibilidade na produção de produtos diferentes.

Job Shop

Neste tipo de layout, os maquinários e equipamentos são agrupados em uma mesma área, de modo que os materiais e produtos se desloquem aos processos. O Job Shop proporciona a possibilidade de produzir itens diferentes, sem que haja uma sequência definida. Neste modelo, a produtividade é reduzida, porém, apresenta menor custo de implementação e a possibilidade de flexibilização, já que possibilita atender demandas inesperadas.

Disposição celular

O layout procura criar diversos postos de trabalho que possam realizar a fabricação completa de um produto dentro de uma mesma célula. Na disposição, os materiais se deslocam buscando os processos necessários para sua fabricação.

Posição fixa

É um dos modelos mais conhecidos, em que as estações de trabalho são fixas e o produto se desloca através de esteiras, ou outros meios. Ideal para fabricar produtos em grandes lotes. 

http://www.softbyte.com.br/


Autor: Softbyte SIstemas de Gestão Empresarial

Procura mais informações? Entre em contato pelo formulário abaixo!