Logo Softbyte
Logo Softbyte

Dúvidas? Ligue para nossa Central de Vendas 054 3211 9799

Blog

Voltar

Categorias

Notícias

13 de julho

Um plano de manutenção preventiva auxilia a poupar tempo e recursos em sua empresa

Evitar ao máximo qualquer tipo de defeito em máquinas e equipamentos pode poupar tempo e recursos de sua empresa a longo prazo. A rotina diária muitas vezes impede com que tenhamos tempo para pensar em ações para evitar prejuízos decorrentes da quebra de equipamentos e, consequentemente na parada de serviços.

Segundo a NBR, a manutenção é uma combinação de ações técnicas e administrativas destinadas a recolocar um item em um estado no qual possa desempenhar uma função requerida.

Já a manutenção preventiva é indicada para evitar a parada total na produção decorrente de avarias nos equipamentos. Ela obedece a uma programação que estabelece paradas periódicas para checagem das condições e reposição de peças gastas.

O método possibilita um equilíbrio para o andamento do trabalho, aumenta a confiabilidade nos equipamentos e permite com que a empresa trabalhe sempre em condições ideais. Além disso, a manutenção preventiva garante uma maior vida útil do maquinário, um dos principais patrimônios da empresa.

Para implementar um planejamento de manutenções preventivas você deve responder a algumas perguntas como: Como, O Que, Em Quanto Tempo, Quem, Quando e Quanto. As três primeiras se referem ao planejamento (equipamentos e serviços necessários, tipo de serviço e prazo) e as três últimas a programação (equipe, data e hora e recursos).  

A Softbyte possui ferramentas para auxiliar você a programar a manutenção preventiva em sua empresa. O sistema Visual Machine  possui funções como registro de máquinas e equipamentos, controle de instrumentos de medição, relatórios, controle de manutenções, relatório de investimentos, entre outros. Entre em contato conosco agora mesmo pelo e-mail:softbyte@softbyte.com.br e peça um orçamento. 

 

Autor: Softbyte SIstemas de Gestão Empresarial

Procura mais informações? Entre em contato pelo formulário abaixo!