Logo Softbyte
Logo Softbyte

Dúvidas? Ligue para nossa Central de Vendas 054 3211 9799

Blog

Voltar

Categorias

Notícias

12 de fevereiro

Virada do ano no estoque: o que você precisa saber

2020 já começou, porém, a Receita Federal ainda admite um prazo extra para as empresas virarem o ano. É como se o ano passado ainda sobrevivesse às turbulências burocráticas. No entanto, não se iluda: esse prazo está encerrando em fevereiro e é hora de abrir oficialmente os dados do ano em vigor. Mas, virar a página nem sempre é tarefa fácil, sobretudo quando a empresa não possui controle de estoque.

A transmissão dos dados fiscais deve informar o estoque final do ano que encerrou, o que deve ser igual ao de abertura do novo período. A Escrita Fiscal Digital (EFD), obrigação mensal encaminhada pelos contribuintes do ICMS ao Fisco, deverá conter as informações relativas ao inventário de 31 de dezembro no arquivo referente à competência do mês de janeiro. A exigência é decorrência da obrigatoriedade de se gerar a Guia de Informação e Apuração do ICMS a partir das informações prestadas.

A guia referente ao mês de janeiro exige a informação do estoque inicial (estoque da virada do ano). Como a GIA é gerada a partir das informações da EFD, este mesmo estoque deve ser discriminado em janeiro e, caso não haja inventário na escrita do mês, não será obtida uma guia válida, tornando o contribuinte omisso em relação à entrega.

Por mais que comumente esse tipo de tarefa é terceirizado a algum serviço contábil, as informações a serem transmitidas fazem parte da gestão de estoque da empresa, um dado fundamental para entender o fluxo do negócio, que não pode passar desapercebido pelo gestor.

A negligência com o controle das informações pode acarretar na tomada de decisões incorretas para o futuro da empresa: nada pior que começar o ano com erros, não é mesmo? O melhor mesmo é pensar a longo prazo, com a confiança de estar tomando conta de cada detalhe do funcionamento da empresa. 

Para isso, gerir o estoque através de sistemas diferentes pode ser uma perda de tempo, além de confuso na gestão das informações, que pode gerar erros. A escolha de um único sistema para controlar o inventário é a decisão mais correta, pois torna tudo mais simples.

 Através de softwares inteligentes, esse tipo de informação é monitorado e gerado no processo fabril, ou seja, enquanto você está movimentando a sua empresa e preocupado com a sua produção, o sistema faz o controle automaticamente. Assim, burocracias como a virada do ano são facilmente superadas e a empresa pode, de vez, pensar no futuro!

É pensando em facilitar a reunião desse tipo de informação empresarial que a Softbyte atua, desenvolvendo soluções em sistemas de gestão integradas. A Softbyte é uma empresa que inova no desenvolvimento de soluções objetivando aumentar a sua eficiência operacional, integrando informações e oportunizando decisões precisas no momento adequado.  Quer saber mais como podemos auxiliar a sua empresa? Entre em contato conosco pelo e-mail: softbyte@softbyte.com.br e confira mais detalhes.

Procura mais informações? Entre em contato pelo formulário abaixo!