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05 de janeiro

Você sabe montar um planejamento estratégico?

Muitas pequenas e médias empresas são eficientes em sua produtividade e nas tarefas do dia-a-dia, porém são ineficazes nas tomadas de decisão a médio e longo prazo. Algumas técnicas administrativas, como o planejamento estratégico podem auxiliar o pequeno empresário a solucionar estas deficiências e competir com as grandes, que conhecem os benefícios e os utilizam como uma ferramenta gerencial.

Entre os benefícios em montar um planejamento estão: a maior integração entre os executivos; a definição de objetivos e políticas; pensamento no futuro; obtenção e aplicação de recursos necessários para atingir um objetivo; proporcionar padrão de desempenhos mais fáceis de controlar; adotar ações corretivas caso os resultados não sejam satisfatórios, entre outros.

Muito mais do que o conjunto de Missão, Visão e Valores, o planejamento estratégico detalha como a empresa vai atuar em vários níveis, definindo a razão da existência do empreendimento, projeções a longo prazo e metas.

 O objetivo do planejamento estratégico é o de padronizar a cultura organizacional, buscando padronizar algumas ações e evitando com que problemas semelhantes sejam solucionados de forma totalmente diferentes.

As fases para a elaboração de um planejamento estratégico podem ser divididas em concepção, análise, elaboração, implantação e avaliação. Confira os detalhes de cada uma abaixo.

Concepção

É fase inicial e aqui devem ser definidos os famosos Visão, Missão e Valores da sua empresa, ou seja, os diferenciais e as crenças dos fundadores buscando um norte de onde quer chegar e por que caminhos seguir. Para isso, você pode iniciar respondendo algumas questões como:

- Qual a razão da empresa existir no mercado? (Missão)

- Como a empresa será vista e reconhecida? (Visão)

- De que forma a sua empresa pode contribuir para o mercado ou comunidade em que está inserida? (Valores)

Análise

Analise a situação atual do negócio e o ambiente no qual a sua empresa está inserida. Esta fase é importante para ter uma noção do cenário atual e para uma prospecção do futuro, reconhecendo oportunidades e se adiantando a possíveis ameaças.

Para isso, faça um estudo tanto o ambiente externo (fatores políticos, econômicos, sociais e tecnológicos), quanto o interno (pontos fortes e fracos, recursos e competências).

Elaboração

Após analisar o cenário, o empresário pode definir o ponto de partida, estabelecimento limites para a sua área de atuação, conforme os recursos disponíveis. Procure estabelecer possíveis clientes, amplitude geográfica e escolhendo tecnologias para atingir os objetivos. Procure também pensar em metas a curto, médio e longo prazo, e estratégias de como alcançá-los.

Defina também, nesta fase, qual é o seu produto ou serviço e qual é o benefício que ele tem para o seu consumidor.

Implantação

É a fase para executar o seu planejamento estratégico e levar adiante o cumprimento da missão e realização da visão de futuro da empresa. Nessa fase, você deve realizar o monitoramento das ações, verificando se as metas estão sendo alcançadas.

Para isso, estipule alguns indicadores para conferir os resultados da empresa. Os indicadores podem ser financeiros, de número de clientes, processos internos, qualidade, aprendizado, satisfação, entre outros.

Avaliação

Nesta fase, é preciso medir e avaliar o desempenho das estratégias elaboradas e realizadas, comparando-as com as referências previstas inicialmente. Caso os resultados estejam abaixo do esperado é necessário entender os motivos, avaliar se os indicadores estabelecidos foram adequados para a realidade do mercado em que a empresa está inserida e buscar novas estratégias.

Caso o resultado seja positivo, é importante divulgar positivamente, estimulando a equipe a buscar novos desafios.

Autor: Softbyte SIstemas de Gestão Empresarial

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