Logo Softbyte
Logo Softbyte

Dúvidas? Ligue para nossa Central de Vendas 054 3211 9799

Blog

Voltar

Categorias

Notícias

20 de abril

Você sabe o que é análise de cenários futuros?

As evoluções tecnológicas e as mudanças cada vez mais frequentes em modelos de negócios consolidados são alguns dos motivos para que as empresas necessitem se adaptar constantemente a novas realidades. Não basta mais ao gestor seguir o fluxo. É preciso antecipar-se a algumas mudanças para que a organização esteja preparada para guinadas no mercado.


Mas a antecipação não pode ser realizada apenas pela intuição do gestor. Não existem bolas de cristais que vislumbram o futuro. É preciso realizar um planejamento estratégico, levando em conta dados concretos e análise de diversos cenários.

A principal função da análise de cenários é a de contextualizar a realidade em que a empresa está inserida, tanto interna quanto externamente, identificando fatores que possam influenciar o mercado no futuro. Isso possibilita uma visão mais clara do cenário atual, permitindo uma tomada de decisão fundamentada e mais precisa.

De acordo com Peter Schwartz, em seu livro Surpresas Inevitáveis, existem alguns cenários que as empresas devem levar em conta na hora de traçar seus planejamentos estratégicos, como mudanças tecnológicas, tendências demográficas, tendências culturais., clima econômico, condições legais e políticas e acontecimentos internacionais que possam modificar o mercado.

  • O que deve ser levado em conta em uma Análise de Cenário
  • Leve em conta os pontos fortes e fracos de seus concorrentes
  • Quais são as ameaças ao seu negócio? Quais as novas empresas que estão entrando no mercado e como se comportam?
  • Leve em conta também o cenário atual de seu negócio. Analise relatórios gerenciais e dados de sua empresa.
  • Pense também na mudança de comportamento que podem acontecer em relação ao seu produto ou serviço. De que forma os consumidores irão buscar eles no mercado e como seus colaboradores poderão se portar.
  • Quais os lançamentos tecnológicos podem influenciar na sua área de atuação?

Gostou das dicas? Tem alguma dúvida ou sugestão? Entre em contato conosco pelo e-mail: softbyte@softbyte.com.br e nos siga nas nossas páginas do Facebook e Linkedin.

 

Autor: Softbyte SIstemas de Gestão Empresarial

Procura mais informações? Entre em contato pelo formulário abaixo!