Logo Softbyte
Logo Softbyte

Dúvidas? Ligue para nossa Central de Vendas 054 3211 9799

Blog

Voltar

Categorias

Notícias

27 de abril

Você sabe quais são as vantagens competitivas de sua empresa?

Toda empresa que pretende se destacar no mercado deve buscar encontrar vantagens competitivas que a diferencie de seus concorrentes. Esta diferenciação pode ser benefícios percebidos pelos clientes na compra de produtos ou serviços, agregando valor para a sua marca.

A vantagem competitiva é o que diferencia a sua empresa de seu concorrente, podendo estar no preço, design do produto, posição de mercado, simpatia pela marca, desempenho da equipe, logística, eficiência operacional, entre outros.

Em geral, você pode se diferenciar de seus concorrentes buscando uma liderança de custos no seu segmento, ou se diferenciando em um aspecto específico do setor.

Na liderança de custos, a empresa busca reduzir seus custos de produção e distribuição para oferecer preços baixos aos seus clientes, diferenciando-se de seus clientes para obter uma parcela maior do mercado. Esse tipo de estratégia é mais utilizado em segmentos como commodities e necessita de investimentos para que não haja perdas na qualidade do produto.

A liderança por diferenciação consiste em obter um desempenho maior em uma área importante da organização, oferecendo ao cliente um produto ou serviço diferenciado. Nesse caso, por exemplo, você pode ser líder em design, qualidade, estilo, relacionamento com o cliente, ou assistência técnica. Importante salientar que a empresa deve focar em alguns pontos, já que não é possível ser líder em todas as frentes.

Confira alguns exemplos de vantagens competitivas:

Preço e qualidade: Promoções e preços mais baixos do que a concorrência geralmente chama a atenção do público, mas para isso, é preciso reduzir os seus custos para não comprometer a qualidade de seus produtos ou serviços. Aliar estes dois fatores são de suma importância para qualquer organização e exige esforços e investimentos.

Colaboradores: Ter colaboradores alinhados às tendências do mercado e motivados são vantagens para sua empresa, influenciando na produtividade, no contato com clientes, na inovação dentro da empresa e em outros fatores.

Relacionamento com Cliente: O relacionamento com o cliente é outro diferencial para a sua empresa. Possuir um atendimento que possa resolver problemas de forma rápida e assertiva é essencial para demonstrar a eficiência de sua empresa.

Já sabe quais são as vantagens competitivas de sua empresa? Você sabia que um software de gestão pode te auxiliar a ampliar ainda mais estas vantagens? Entre em contato conosco pelo e-mail: softbyte@softbyte.com.br e saiba mais.

Autor: Softbyte SIstemas de Gestão Empresarial

Procura mais informações? Entre em contato pelo formulário abaixo!